Contrato amplia atuação de cursos da Saúde na rede básica de Pelotas

Foi assinado nesta quinta-feira (21) o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), entre a Prefeitura de Pelotas e a Universidade Federal de Pelotas. Firmado pela prefeita Paula Mascarenhas e o reitor Pedro Curi Hallal, o pacto visa à organização da inserção de estudantes em diversos campos de estágio na rede municipal de atendimento de saúde. O ato ocorreu no Paço Municipal.

O novo acordo facilitará o acesso de alunos dos cursos da área da Saúde a estágios em estruturas como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de tantos outros serviços da Secretaria Municipal de Saúde, potencializando o diálogo entre essas estruturas e a UFPel.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina, professora Ângela Vitória, muito além do aumento do contingente de estudantes nas atividades práticas, a existência de um comitê gestor do contrato poderá trazer novas ideias sobre a inserção dos discentes nesses serviços, especialmente no que tange às necessidades da comunidade, trazendo reflexões sobre os projetos pedagógicos dos cursos. “Esperamos com o COAPES que esta inserção seja cada vez mais satisfatória e produtiva para todos os envolvidos contribuindo para cumprir o papel social da Universidade Pública”, diz Ângela.

Hoje, a UFPel insere aproximadamente 700 estudantes a cada semestre, vindos de diversos cursos, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Medicina Veterinária e Educação Física em 53 diferentes serviços da Secretaria Municipal de Saúde, localizados em pontos como o Simões Lopes, Bom Jesus e Sítio Floresta.

Publicado em 22/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.