UFPel fornece imagens de câmeras de segurança ao município

As 37 câmeras de segurança externas dos prédios da Universidade Federal (UFPel) em Pelotas já estão sob os olhares do videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A parceria vai praticamente dobrar o número de câmeras disponíveis para o monitoramento municipal, que conta com 38 dispositivos próprios e dois da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Em breve, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) deve se unir à parceria.

Com a iniciativa, a Secretaria poderá incrementar as ações de segurança em Pelotas. Conforme o secretário, Tenente Bruno, a ampliação da quantidade de câmeras vai conferir celeridade e precisão no atendimento a ocorrências, otimização no deslocamento das viaturas, qualificação nas abordagens de atitudes suspeitas e, ainda, maiores condições de produção de provas. Conforme o dirigente, todas as imagens da base de videomonitoramento são replicadas para órgãos como Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

A parceria com a UFPel oferece o espelhamento das imagens – ou seja, apenas a observação, feita via web. No entanto, se a Guarda Municipal identificar a necessidade, poderá solicitar ao Núcleo de Segurança da Universidade para movimentar as seis câmeras PTZ – com angulação de 360º. Além disso, assim que novas câmeras externas forem instaladas nos prédios da Universidade em Pelotas, estarão também no sistema da Prefeitura. “Enquanto instituição pública e com uma comunidade de mais de 20 mil pessoas, entendemos como uma obrigação nossa fazer essa parceria”, destacou o pró-reitor Administrativo, Ricardo Peter.

Ao ressaltar a importância de as entidades trabalharem juntas, o secretário de Segurança falou ainda sobre a ampliação das imagens em especial na zona do Porto, uma das mais sensíveis ao crime em Pelotas e onde está um dos maiores alvos da delinquência: os estudantes. “Queremos que o criminoso saiba que está sendo visto”, disse, adiantando a intenção de criar medidas que facilitem a comunicação das ocorrências e a instalação de tablets nas viaturas, que permitam a visualização do conteúdo captado pelas câmeras. “A imagem nos permite atuar em cima do que estamos presenciando”, observou. A parceira será uma aliada, ainda, nas operações especiais, como, por exemplo, o Carnaval.

UFPel envolvida
Segundo o coordenador do Núcleo de Segurança da UFPel, Antônio Azambuja, a segurança é uma pauta que tem sido valorizada na Universidade. Atualmente, a UFPel possui 180 câmeras internas e externas em funcionamento, em Pelotas e Capão do Leão. A intenção é ampliar o volume de equipamentos à medida que vá avançando a disponibilização da Rede Metropolitana de Pelotas (Recop), que consiste da implantação de infraestrutura de fibra óptica.

O superintendente de Infraestrutura da UFPel, Renato Brasil Kourrowski, adiantou outras ações que a Instituição deverá implantar em 2018: o retorno da Equipe Tática, que fará acompanhamento da movimentação no entorno dos prédios do Porto e da zona Central, alerta 24 horas, e a instalação de um “QG” na rua Almirante Barroso, próximo à Benjamin Constant.

Participaram da reunião, ainda, o pró-reitor de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Mattos, a responsável pelo Laboratório de Videomonitoramento de Segurança da UFPel, Heloísa Helena Campelo Rodrigues da Rocha, e o vigilante Paulo Ricardo Prestes.

Publicado em 14/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.