UFPel promove 1ª Jornada de Cuidados Paliativos em Geriatria

Nos dias 6 e 7 de dezembro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou a 1ª Jornada de Cuidados Paliativos em Geriatria e Gerontologia. O evento foi organizado em parceria entre integrantes do Grupo de Estudos sobre Adoecimento e Final de Vida (GEAFi), vinculado à Faculdade de Enfermagem da UFPel, Equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos do Hospital Escola UFPel/EBSERH e das Ligas Acadêmicas de Cuidados Paliativos e de Geriatria e Gerontologia (UFPel).

O evento teve uma boa média de público, contando com a presença de acadêmicos e profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Durante o evento dialogou-se sobre os desafios para o cuidado aos idosos que apresentam doenças que ameaçam a vida e afetam suas famílias.

Os cuidados com a cavidade oral, a avaliação da funcionalidade em idosos e estratégias de alta hospitalar para o idoso em cuidados paliativos foram alguns dos temas que nortearam as discussões.

Além disso, foi destacado o desafio para a efetivação de políticas públicas que melhorem as condições de final de vida da população mundial e brasileira, que encontra-se em acelerado processo de envelhecimento.

Publicado em 13/12/2017, na categoria Notícias.