UFPel realiza provas do PAVE

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou, neste final de semana, as provas do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Processo de avaliação escolar contínuo, o PAVE é uma modalidade de seleção de alunos que vão ingressar na graduação da UFPel. 5,7 mil candidatos participaram do processo, que, nesta edição, teve o número de vagas dobradas. Agora, o PAVE representa 20% dos ingressos na UFPel, totalizando cerca de 800 vagas.

Os estudantes que estão no primeiro ano do Ensino Médio participaram da primeira etapa do processo, no sábado (2). Foram 2.984 candidatos inscritos, contabilizando uma abstenção de 4,6%.

Os alunos do segundo e terceiro ano fizeram a prova no domingo (3). Estavam inscritos para a segunda etapa 1.354 candidatos, com abstenção de 2,65%. Em relação à terceira etapa, foram 1.601 concorrentes inscritos, totalizando 3,6% de abstenção.

Conforme a Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (COODEC), nos dois dias o processo correu conforme o esperado, dentro da normalidade. “Tudo foi organizado para receber os candidatos da melhor maneira, para que pudessem fazer uma prova tranquila”, destacou o coordenador do prédio do Colégio Municipal Pelotense – um dos locais de prova -, Eduardo Xavier.

Wendriw Fonseca Gularte, 16 anos, participava pela primeira vez do PAVE e esperava uma prova puxada, porém acessível. Mirando um futuro no curso de Medicina, o rapaz, estudante da Escola Sesi de Ensino Médio, conta que se preparou com o apoio do educandário, que buscou orientar os alunos e propor atividades direcionadas para a prova. “Com o PAVE, podemos ir melhorando as notas para chegar a uma Universidade boa, que é o sonho de muita gente. Todo mundo gosta da UFPel”, destacou. A mãe, a educadora social Ana Cláudia Fonseca, 46, acompanhava Wendriw na chegada ao prédio e estava na torcida pelo filho. “A família tem que dar apoio”, disse.

As colegas da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, Marcelle Martins de Oliveira, 15, e Vitória dos Santos Machado, 16, também faziam a estreia no Programa que pode fazer a diferença no seu futuro. As duas contam que, em função da greve nas escolas estaduais, a preparação ficou restrita ao conteúdo visto em sala de aula, mas, apesar do nervosismo natural, estavam confiantes. “É uma ótima oportunidade para entrar na Universidade”, disse Marcelle, que planeja cursar Medicina.

Gabaritos
Cadernos de provas e gabaritos já estão disponíveis no site do PAVE. A divulgação dos resultados ainda não tem data definida. Contato com a COODEC pode ser feito pelo telefone (53) 3284-4313 ou pelo e-mail pave.ufpel@gmail.com.

Publicado em 04/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.