Criado o Centro de Estudos em Políticas Educativas (Cepe)

Foi lançado no dia 28 de novembro, por iniciativa de pesquisadores da Faculdade de Educação da UFPel, o Centro de Estudos em Políticas Educativas – Cepe. O Centro reúne Grupos de Pesquisa que realizam atividades de investigação conjuntas no campo do Currículo, da Gestão, da Formação e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel como em colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras, como a Universidade de Buenos Aires,Universidade do Chile, Universidade Católica de Valparaíso, Universidade de Wisconsin-Madison, Universidade do Texas-San Antonio, Universidade de Massachussets-Dartmouth, e Universidade de Lisboa. A atividade inaugural contou com uma conferência do prof. Dr. Nildo Ouriques (UFSC), do Instituto de Estudos Latino-americanos, que versou sobre o tema “Crítica à razão acadêmica”.

O Centro vem ocupar um espaço de articulação de atividades e eventos de interesse comum, articular esforços para pesquisas conjuntas, ampliar programas de pesquisa, promover debates contemporâneos nas áreas sociais e humanas, estabelecer intercâmbios com pesquisadores e universidades brasileiras e estrangeiras.

Segundo o professor Álvaro M. Hypolito, coordenador do Centro, o contexto brasileiro de reformas educativas conservadoras, das últimas décadas, exige atos comuns que se reforcem e promovam respostas sobre temas relevantes para as escolas e para os docentes da educação básica e do ensino superior. Também fazem parte do Cepe os professores Jarbas Vieira, Madalena Klein, Maria Cecília Lorea Leite, Maria Manuela Garcia, Mara Osório, Valdelaine Mendes e Mauro Del Pino, todos da Faculdade de Educação.

Publicado em 04/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.