Projeto Jovens Comunicadores promove Oficina de Jornal Artesanal

O Projeto de Extensão Formação de Jovens Comunicadores Comunitários, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove, no dia 13 de dezembro, das 14h às 17h30min, uma Oficina de Jornal Artesanal – Fanzine.

Fanzine é um jornal artesanal, feito com recorte e colagem de revistas e jornais, onde as pessoas podem expressar suas ideias e pensamentos sem restrições. No Brasil, eles chegaram em formato de quadrinhos, circularam durante a época ditatorial e receberam outra utilidade a partir de 1980 – a de servir como informativos sobre bandas de diferentes estilos. Virou a “imprensa alternativa”, a solução para uma minoria se manifestar e espalhar por aí uma ideia, um conceito, um estilo de vida que estava longe de a mídia manifestar naquela época.

Para fazer um Fanzine são necessários materiais de baixo custo e de fácil acesso, como folhas, tesoura, cola, canetas, revistas, jornais e criatividade. O estilo e tema do Fanzine é cada um que escolhe. Existem Fanzines de diversos temas, como diversidade, racismo, ficção científica, história em quadrinhos e política.

A Oficina é aberta à comunidade em geral e será realizada no Campus Anglo, na sala 113. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para jovenscomunicadores2017@gmail.com. A oficina é gratuita e tem vagas limitadas.

Publicado em 01/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.