Empresas incubadas na Conectar são finalistas de programas de investimento em Startups

A Zona Sul está bem representada no empreendedorismo. As empresas Alpago e Donamaid, incubadas na Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), são finalistas de projetos que têm por objetivo impulsionar o desenvolvimento e crescimento de startups.

A Alpago é finalista da Inovativa Brasil, que ocorre nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, em São Paulo. A Inovativa Brasil é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

A empresa passou pela primeira fase do projeto concorrendo com mais de 200 startups. Nessa fase final a empresa será preparada e conectada com investidores, grandes empresas e instrumentos públicos de apoio. Caso a Alpago fique entre as destacadas poderá receber apoio para internacionalização. O empreendedor, Bruno Ribas, declarou que esse é mais um marco alcançado pela startup e que é um passo importante. Além desse programa, a Alpago já foi finalista também do StartupRS.

A startup Alpago, incubada há um ano na Conectar, se dedica a auxiliar na comunicação e organização da cadeia produtiva da ovinocultura, conectando produtores, frigoríficos, corretores e profissionais da área, através de uma plataforma simples e inovadora. A empresa tem como sócios Bruno Ribas e Felipe Zanini.

Outra startup em destaque é a Donamaid, que tem como sócios os estudantes da UFPel Janine Schneiders, Luiz Gilberto Camargo e Rubens Pacheco. A empresa está entre as dez finalistas do programa de mentoria StartupRS, oferecido pelo SEBRAE/RS, que será no dia 6 de dezembro, em Porto Alegre.

O StartupRS ocorre semestralmente e esta é a primeira vez da Donamaid como participante. A empresa passou por uma seleção com mais 15 concorrentes e ficou como finalista tendo um preparo de cinco meses de consultoria para a fase final do programa. No dia 6 de dezembro, os estudantes terão que fazer o pitch (apresentação) de cinco minutos para uma banca de investidores. Os destacados terão os seus projetos alavancados; a possibilidade de capacitação, consultoria e mentoria; além de apoio em marketing, vendas, finanças, pessoas, gestão e estratégia e acesso a investidores.

A Donamaid surgiu da necessidade dos três empresários de encontrar diaristas para a limpeza de suas casas. Pensando nisso a startup, através da sua plataforma, aproxima quem está disposto a fazer faxinas com quem necessita de uma limpeza em sua casa, apartamento ou escritório. Para o investidor da Donamaid, Luiz Camargo, vencer o StartupRS trará a visibilidade necessária para o empreendimento, além de possibilitar seu crescimento.

A startup está também na final do programa Startup Brasil, que premia os destacados com até R$ 200 mil, e já participou da aceleração de empresas WOW.

Publicado em 01/12/2017, na categoria Notícias.