CONSUN recupera protagonismo

O Conselho Universitário (CONSUN) da UFPEL fecha o ano de 2017 retomando seu protagonismo como “órgão supremo, com funções normativa, consultiva e deliberativa”, conforme estabelece o Estatuto da Universidade Federal de Pelotas. Neste ano, já se reuniu 12 vezes, mesmo número do que a soma das reuniões dos anos 2015 (com seis) e 2016 (com seis reuniões).

Mais do que o número de encontros, no entanto, o que foi determinante para o Conselho Universitário foi a recuperação de seu papel de autonomia em relação à gestão e de protagonismo no debate dos principais temas da Universidade. Ao aprovar a retirada dos assentos dos pró-reitores do Conselho, o CONSUN avançou na democracia, valorizando a representação escolhida pelo voto dos pares. E incluiu novos membros, aprovando o assento para servidores docentes e técnico-administrativos aposentados, reconhecendo a importância desses servidores para a instituição.

Um dos temas que CONSUN discutiu e aprovou foi a política de cotas para todos os programas de pós-graduação da UFPel. Posteriormente, discutiu e aprovou também uma política de permanência para os estudantes que ingressarem na política de cotas. Tais decisões colocaram a UFPel numa posição de vanguarda na temática da equidade racial no país.

Neste ano, o CONSUN debateu e aprovou a nova estrutura para a UFPel, criando a Pró-Reitoria de Gestão da Informação e da Comunicação, transformando a Pró-Reitoria de Graduação em Pró-Reitoria de Ensino e incorporando a Inovação às atribuições da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Aprovou também, na mesma ocasião, a criação de uma Coordenação de Inclusão e Diversidade, responsável por lidar com as pautas de ações afirmativas, acessibilidade e inclusão e equidade de gênero.

Em relação à Estatuinte, o CONSUN analisou o processo iniciado há alguns anos na UFPel e deliberou sobre novas metodologias para garantir a conclusão dos trabalhos até o final do ano que vem. Discutiu, também, sobre a proposição de criação de uma nova unidade acadêmica, analisando os impactos pedagógicos e administrativos da proposta.

A partir de 2018, o CONSUN vai passar a realizar as suas reuniões no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Capão do Leão. Esta decisão visa recuperar o protagonismo institucional do Campus Capão do Leão, além de possibilitar a mudança do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo de um espaço alugado para o prédio do Lyceu, na região central de Pelotas, onde, até alguns dias atrás, funcionava a Secretaria dos Conselhos Superiores.

De acordo com o reitor da UFPel e presidente do CONSUN, Pedro Curi Hallal, uma das prioridades do Conselho para o ano que vem é a de manter reuniões, pelo menos mensais, valorizando o Conselho Superior da instituição. Para ele, é essencial que as pautas burocráticas e obrigatórias sigam tramitando no conselho, no entanto, devem passar pelo CONSUN as grandes pautas da Universidade. “Jamais deve-se voltar à época em que essas eram as únicas pautas – é fundamental que o CONSUN siga tratando, como fez em 2017, das pautas mais relevantes para a comunidade acadêmica”, pontua.

Por fim, Hallal disse que a conclusão dos trabalhos da Estatuinte é uma das grandes metas de 2018: “Temos que garantir que a UFPel tenha um Estatuto, um Regimento e um Projeto Pedagógico Institucional atuais e compatíveis com sua grandeza e importância para a cidade, a região e o país”.

Publicado em 01/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.