PPG em Meteorologia terá palestra sobre Emissões de Queimadas na América do Sul

O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, no dia 7 de dezembro, a pesquisadora Daniela de Azeredo França, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ela fará uma palestra sobre as estimativas de emissões de queimadas na América do Sul. A queima de biomassa corresponde à principal fonte de emissões antrópicas de gases e aerossóis para a atmosfera na América do Sul. A palestra é aberta à comunidade e será realizada na Sala de Reuniões da Faculdade de Meteorologia, no Campus Capão do Leão (Prédio 5), às 14h.

No Brasil, essas emissões decorrem principalmente de atividades relacionadas à agricultura e à pecuária extensiva. Estes poluentes podem afetar a população, como também levar a impactos climáticos significativos, em escala regional e global. Os inventários de emissões são ferramentas cruciais para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas de redução de emissões de poluentes. Além disso, são de grande importância para a modelagem numérica da qualidade do ar, a qual pode fornecer uma contribuição relevante aos estudos sobre os impactos dos poluentes atmosféricos.

Neste seminário, serão apresentados inventários de emissões associadas à queima da vegetação na América do Sul gerados com o pré-processador de emissões PREP-CHEM-SRC, que é uma ferramenta numérica originalmente desenvolvida para a geração de campos de emissões de gases traço e aerossóis de fontes urbano-industriais, biogênicas, queima de biomassa, vulcânicas, uso de biocombustíveis e queima de resíduos agrícolas e de vegetação em geral, para modelos de transporte regionais e globais.

Publicado em 30/11/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.