Liga Acadêmica realiza avaliação oftalmológica em meninas carentes

Nessa sexta-feira (1), alunos da Liga Acadêmica de Oftalmologia do curso de Medicina da UFPel realizarão uma avaliação da saúde dos olhos de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação ocorrerá no Instituto Nossa Senhora da Conceição, em Pelotas, e atenderá meninas de 6 a 12 anos ligadas à instituição.

O projeto “Avaliação de Acuidade Visual”, realizado pela Liga, tem como objetivo fazer um diagnóstico preliminar dessas crianças para identificar quais delas necessitam de uma consulta oftalmológica com um médico especializado. A ideia do grupo é trabalhar em instituições beneficentes de assistência social da cidade.

Segundo o diretor da Faculdade de Medicina (FaMed), Marcelo Capilheira, quando se soube da necessidade do Instituto Nossa Senhora da Conceição, os estudantes viram a possibilidade de implantação do projeto. No entanto, o programa pode se estender para outras instituições beneficentes no futuro: “Resolvemos aplicar o projeto nessa instituição, mas é possível avançar para outras,” explicou Capilheira.

As crianças que forem selecionadas no projeto serão encaminhadas ao Ambulatório de Oftalmologia da FaMed para uma avaliação mais detalhada de sua saúde ocular.

Publicado em 29/11/2017, na categoria Notícias.