Índios Negros de Nova Orleans são foco de palestra

No dia 4 de dezembro, a área de Alemão e a Comissão Antidiscriminação do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promovem a palestra “De Mouros a Índios: Os Índios Negros da Nova Orleans”. O ministrante será o professor Jeroen Dewulf, da Universidade de Berkeley. A palestra ocorre às 19h, na Livraria e Editora da UFPel, localizada na rua Benjamin Constant, 1.071.

Jeroen Dewulf é professor associado na Universidade da California, Berkeley, onde atua como diretor do Institute of European Studies. Em 1997, organizou na Universidade de São Paulo (USP) o primeiro curso de língua holandesa numa universidade brasileira e em 2004, publicou a primeira gramática da língua holandesa em português na editora Humanitas em São Paulo. A sua pesquisa trata da história, cultura e literatura no antigo império colonial holandês, tanto nas Américas, como na África e na Ásia.

Esta palestra apresenta uma nova perspectiva nas origens de uma das tradições afro-americanas mais enigmáticas, a dos Mardi Gras Indians da Nova Orleans. Nesta tradição norte-americana, grupos de negros vestidos como índios apresentam uma série de danças marciais cuja significação e origem são desconhecidas. Após analisar as diferentes pesquisas existentes acerca das origens desta tradição afro-americana, o professor Jeroen Dewulf apresentará uma nova tese, comparando as danças dos “Índios Negros” da Nova Orleans às da tradição afro-brasileira conhecida como “Mouros e Cristãos”.

Publicado em 27/11/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.