Evento aborda a literatura e os maus-tratos emocionais a mulheres e crianças

A Sala de Leitura Erico Verissimo e a disciplina “Preparação para Trabalho Final de Curso”, da licenciatura em Pedagogia, recebem nesta quarta-feira (29), às 14h, a pesquisadora e docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Jane Felipe, que abordará o tema “Literatura e maus-tratos emocionais contra mulheres e crianças”. A atividade terá início às 14h.

Na palestra, a partir da literatura, a pesquisadora pretende discutir as diversas formas de violência contra mulheres e crianças, em especial os maus-tratos emocionais. Para a professora, temas como violência benévola e micromachismos também podem ser encontrados em diversos artefatos culturais e situações do cotidiano e precisam ser discutidos e problematizados no âmbito das famílias e das escolas. Neste sentido, a literatura pode ser uma importante aliada para pensarmos sobre o tema.

A palestrante

Jane Felipe é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Jane é doutora em Educação pela UFRGS. Seu pós-doutorado foi realizado na Universidade de Barcelona em 2010. Como docente na licenciatura em Pedagogia, atua em disciplinas como Infâncias de 0 a 10 anos, Educação Sexual na Escola e Estágio na Educação Infantil, ente outras.

Já como pesquisadora, Jane Felipe integra o Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE), vinculado à linha de pesquisa “Educação, Sexualidade e Relações de Gênero”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, e é coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias (GEIN ), da mesma instituição.

Seus temas de estudo são infâncias, scripts de gênero, sexualidade, educação infantil, educação sexual na escola, pedofilia e pedofilização como prática social contemporânea. Atualmente coordena a pesquisa internacional intitulada “Violências de gênero, amor romântico e famílias: entre idealizações e invisibilidades, os maus tratos emocionais e a morte”.

A sala de leitura

Criada para promover a leitura literária no espaço acadêmico, a Sala de Leitura Erico Verissimo foi e tem sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas de leitura através da fruição literária. Tem como objetivo a qualidade da existência humana, um bem inalienável.

Para a coordenadora da Sala, professora Cristina Rosa, micropolíticas de leitura são atitudes engendradas a partir de um projeto literário que intenciona inserir crianças, estudantes e professores dos anos iniciais em uma sociedade leitora. É um projeto literário e também uma ação política.

Entre os objetivos da Sala de Leitura está o desejo me democratizar o poder de criar, imaginar, recriar, romper o limite do provável; acolher a todos e concorrer para o exercício de um pensamento crítico, ágil e inventivo; possibilitar à infância acesso ao texto literário como essencial para o seu crescimento; promover atividades que tem a literatura como objeto central; fazer do País uma sociedade leitora e sonhar um país mais digno.

Publicado em 27/11/2017, nas categorias Agenda, Notícias.