Coordenador da Área de Materiais da CAPES palestra no dia 1º/12

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, no dia 1º de dezembro, a visita do coordenador da Área de Materiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Antonio Eduardo Martinelli. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Martinelli palestra às 9h, no Auditório Acadêmico (Campus Anglo) a convite do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais. Ele falará sobre o uso de resíduos e cargas minerais na optimização de propriedades físicas, térmicas e de restauro de materiais cimentícios. A entrada é aberta a todos os interessados.

A importância dos revestimentos de parede vem sendo alvo de discussão e análise no âmbito da conservação e reabilitação de prédios antigos. Por vezes, são removidos e substituídos por soluções inadequadas, do ponto de vista construtivo ou arquitetônico. Os revestimentos mais utilizados em paredes de edifícios antigos baseiam-se em argamassas tradicionais de cal aérea.

Martinelli possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica – Mcgill University (1996). Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRN. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em cerâmicas, interfaces metal-cerâmica, cimentos e compósitos. Além disso, ele também é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

Publicado em 27/11/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.