Programação – Cine UFPel – 13 e 16 de novembro
Segunda-feira (13), 19h – Mostra com Debate e Equipe
Curta: Na Linha dos Pés
Dir.: Lívia Arouche e Graziele Cardoso
(BRA, Doc, 2017, 20min)
Sinopse: “na linha dos pés” é um documentário produzido por um caminhar cartográfico como trabalho prático de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas. Um documentário que retrata de forma poética a infância de um menino que manifesta o Transtorno de Espectro Autista, o autismo. Diferente do tratamento convencional científico dado pela maior parte dos filmes sobre o assunto, “na linha dos pés” procura desvelar a forma como o menino de 7 anos, chamado Heitor, se relaciona com o mundo e as pessoas a sua volta.
Classificação: Livre
Quinta-feira (16), 19h – Cinemas em Rede
Mostra de Curtas Universitários
Os Segredos que a Cal Esconde
Dir.: Luana Cabral e Luciana GB
(BRA, Doc, 015, 14min)
Sinopse: Um projeto proposto por pesquisadores de uma Universidade alemã prevê a construção de escadas rolantes em alguns morros da cidade de Vitória.
LGBT de Periferia
Dir.: Aleone Higidio
(BRA, Doc, 15min)
Sinopse: O documentário conta a história das gêmeas Rayene e Rayele e dos amigos Rafael e Vanderson. Os jovens LGBTs, todos com 16 anos, moram num bairro periférico conhecido como “Prainha”, em Mariana (MG). Eles e elas estão num processo de construção de suas identidades sexuais e gênero. Porém, independente da fluidez que podem assumir no futuro – ou a afirmação das identidades construídas – são sujeitos que lidam, cotidianamente, com todas as situações adversas que uma periferia de uma cidade histórica mineira possui. Apesar disso, se divertem e se empoderam a cada dia. No filme, revelam afetos, medos, angústias, sonhos, ou a ausência deles.
Habitat
Dir.: Raphael Aragão
(BRA, 2015, 13min)
Sinopse: Um mundo líquido se dissolve sufocando os espaços de escape.
Quimera
Dir.: Taila Soliman
(BRA, ANIM, 2min49)
Sinopse: Dona Conceição e seu bonsai entram em uma viagem quimérica para compreender o tempo.
Uma Carta
Dir.: Bruna Giuliatti
(BRA, 2015, 2min)
Sinopse: Carta pessoal da diretora apresentada em formato de vídeo que dialoga com a obra de Ana Cristina Cesar.
Anxietatis
Dir.: Camila Motta
Sinopse: O curta-metragem ANXIETATIS narra a jornada onírica de uma garota que, numa manhã comum, tenta sair de casa para ir a um compromisso qualquer; porém não consegue. Através de metáforas visuais e depoimentos reais, o documentário mimetiza, pela perspectiva da personagem, como é o dia-a-dia de uma pessoa que sofre de transtorno de ansiedade.
Dormente
Dir.: Camille P. Frambach
Sinopse: A vida de Ana parece normal. Ela tem amigos, um namorado que a ama e uma bolsa de estudos para o mestrado. Entretanto, sem nenhum motivo aparente ela começa a se sentir irritadiça, ansiosa, insone. Cada vez mais se sente incomodada com a presença de outras pessoas, começa a se isolar, deixando de fazer tudo o que ama e tendo como única companhia sua consciência: uma versão doentia e mordaz de si mesma que a convence pouco a pouco de que não é boa o suficiente, não é amada, não é capaz de sentir nada além de um grande vazio e um ódio inesgotável por si mesma. Conforme sua consciência vai se tornando mais e mais imperante, o esgotamento e a vontade de escapar fazem com que Ana cogite o suicídio.
De Passagem
Dir.: Bruno Oliveira
Sinopse: Noa, insatisfeito com sua própria vida, se imagina vivendo cada dia na pele de um estranho diferente. O hábito foge do controle quando, um dia, ele encontra algo em uma dessas vidas que não tinha encontrado em nenhuma outra.