Exposição mostra fotografias feitas pela Escola de Inclusão

Os olhares dos participantes da Escola de Inclusão sobre o belo, o feio, o diferente e outras percepções estarão em exposição a partir da próxima segunda-feira (6) no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Projeto que envolve jovens e adultos com deficiência, a Escola de Inclusão promoveu uma oficina de fotografia, que possibilitou aos 15 alunos, de diferentes patologias, registrarem sua percepção do mundo.

A Escola de Inclusão é um projeto da Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (APAJAD) em parceria com a UFPel. Em agosto de 2015, os alunos participaram de uma oficina de fotografia no Campus Anglo, onde encontros semanais ocorriam e temáticas de fotografia lhes eram propostas. Com suas individualidades e perspectivas, os alunos mostram seu jeito especial de olhar o mundo.

A mostra “Olhares Especiais” será aberta ao público no dia 6, às 14h, no hall do Auditório 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65). Além de apreciar as fotografias, o público poderá também conferir, em projeção de slides, as diversas atividades promovidas pela Escola de Inclusão. A visitação pode ser feita das 14h às 22h, até o dia 11 de novembro. Veja o evento no Facebook aqui.

Sobre a Oficina

Ministrada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Diversidade e Tolerância, grupo orientado pela professora Lorena Gill, a oficina foi ministrada pela aluna de Cinema e Audiovisual Ane Tchavo. Foram sete temáticas trabalhadas: o Anglo, o Agradável, o Diferente, o Desconhecido, o Belo, o Desconfortável e o Curioso. Nos encontros, os alunos eram levados em dupla para circular pelo espaço do Campus Anglo da UFPel, sempre com liberdade e autonomia para decidirem se queriam fotografar e o que desejavam fotografar.

*Na foto, O Agradável, pela aluna Fernanda.

Publicado em 01/11/2017, nas categorias Destaque, Notícias.