Prática de Atividades Físicas é tema de palestra para servidores

A explanação desta quarta edição do Ciclo de Palestras para Servidores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deixou o público pensando em, pelo menos, trocar o elevador pelas escadas. A palestra “Promoção da Saúde: Significado da Prática de Atividades Físicas no Dia a Dia” foi conduzida pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Airton Rombaldi, na manhã desta segunda-feira (30).

A incidência de doenças crônicas ligadas à falta de movimento foi o principal alerta feito pelo convidado. De acordo com ele, o risco de morrer por qualquer causa, exceto acidentes, está direta ou indiretamente ligado ao movimento. “A inatividade é fisiologicamente anormal”, destacou, explicando que a necessidade de deslocamento dos nossos ancestrais nômades deu aos genes humanos um comportamento que exige o movimento para funcionar bem. “Anteriormente, a ação humana dependia do esforço físico. A Revolução Digital mudou completamente. Nunca o ser humano ficou tão doente e com sobrepeso”, alertou. De acordo com ele, um estudo apontou que 53% dos adultos residentes nas capitais brasileiras sofre por estar acima do peso ideal, o que acarreta uma série de problemas de saúde.

Exercício e Atividade
Segundo Rombaldi, exercícios são esforços frequentes que oportunizam um conjunto de efeitos capazes de mudar a estrutura corporal. Já atividades são movimentos ligados a comportamentos, como caminhar ou subir escadas.

Para ter uma vida saudável, o recomendável é fazer 150 minutos de atividade física por semana. Ou seja, em torno de 25 minutos diários. “Sendo possível fazer exercícios, melhor”, observou. Quem faz alguma atividade reduz o risco de morte e de desenvolver, por exemplo, câncer, diabetes e doenças cardíacas.

Dia do Servidor
A palestra foi alusiva ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. A abertura da atividade teve café da manhã para os participantes.

O reitor Pedro Curi Hallal cumprimentou os servidores pela data e destacou que, no momento atual, de ataque à educação pública, os servidores precisam ser valorizados. “Nossas equipes de trabalho são extremamente qualificadas. Professores, técnicos, terceirizados: a UFPel tem um imenso orgulho de seus servidores”, salientou. Com formação na área da Educação Física, o reitor destacou ainda a importância da temática da palestra para a qualidade de vida, que deve seguir ganhando foco com a atuação do recentemente criado Núcleo de Atividade Física, Esporte e Lazer. “Muitas vezes somos consumidos pelas atividades do dia a dia e nos esquecemos de pensar na saúde. Saibam que estamos institucionalmente preocupados com esse assunto”, disse.

Publicado em 30/10/2017, nas categorias Destaque, Notícias.