Cesar Victora recebe o prêmio Gairdner de Saúde Global no Canadá

O epidemiologista Cesar Victora (65), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebe nesta quinta-feira (26) o Prêmio Gairdner de Saúde Global, em cerimônia oficial de premiação da Fundação Gairdner, que tem início às 19h30min (horário de Brasília), no Museu Real de Ontário, em Toronto, no Canadá.

Em programação prévia à cerimônia de premiação, a Fundação Gairdner promove simpósio com apresentação de palestras de cada um dos sete cientistas premiados na edição deste ano do Gairdner. O evento terá transmissão on-line ao vivo, das 11h às 16h45min, do auditório McLeod, na Universidade de Toronto. A palestra do professor Cesar Victora ocorre às 16h05min e pode ser acompanhada neste link.

O prêmio Gairdner, a mais importante premiação científica do Canadá e uma das mais respeitadas na área de ciências da saúde em nível mundial, distingue anualmente sete cientistas por suas contribuições à pesquisa em medicina e saúde global. Os vencedores da edição de 2017 foram anunciados em março deste ano, em evento na Toronto Reference Library, em Toronto.

Victora é o primeiro cientista brasileiro a receber o Gairdner, tendo sido contemplado com o prêmio-título John Dirks Canada Gairdner Global Health Award, que reconhece avanços científicos que produziram profundo impacto para a saúde em países em desenvolvimento.

Professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, Victora obteve a distinção pelo conjunto de seus estudos sobre amamentação e nutrição materno-infantil, que demonstraram o impacto do aleitamento materno exclusivo sobre a mortalidade infantil e os efeitos da nutrição nos primeiros anos vida sobre a saúde da infância à idade adulta.

Publicado em 26/10/2017, nas categorias Destaque, Notícias.