Conservatório promove recital com o violonista Thiago Colombo
Dentro das programações alusivas ao centenário do Conservatório de Música da UFPel, a Associação Amigos do Conservatório de Música promove evento de lançamento do CD “Latin Guitar Connections” do violonista Thiago Colombo. O evento ocorrerá no dia 30 de outubro, às 20h, no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense. A entrada é franca.
O álbum é, segundo o seu autor, resultante, ao mesmo tempo, de um trabalho de pesquisa artística sistematizada e do livre devaneio sobre a latinidade e suas implicações em diferentes contextos.
Thiago Colombo de Freitas é professor do curso de bacharelado em Música da Universidade Federal de Pelotas. É bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi orientando do professor Daniel Wolff. É doutorando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação do professor Mário Ulloa. Integra o Núcleo de Música Contemporânea (NuMC), onde desenvolve projetos de pesquisa, criação e difusão da música contemporânea. Coordenou o Quinteto Guitarreria, projeto de extensão que trabalha com arranjos inéditos de repertório popular brasileiro e latino-americano.
Junto a Leandro Maia e Paulo Gaiger, compõe o trio Nó de Pinho. Entre 1994 e 2005, foi aluno particular do grande violonista argentino Eduardo Isaac. Participou de cursos com David Russel, Leo Brouwer, Eduardo Fernandez, Carlos Barbosa Lima, Abel Carlevaro, Hopkinson Smith, entre outros. Entre 1998 e 2005, foi premiado em diversos concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha.
Atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sesi-Fundarte, Orquestra da TV Cultura de São Paulo e Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Fez diversas gravações para redes de rádio e televisão brasileiras. Em 1999, viajou à Rússia onde foi solista frente à Orquestra Sinfônica da Udmurtia. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música do Brasil, Argentina e Uruguai, promovidos por instituições credenciadas como Universidad de Montevideo, Universidad Autónoma de Entre Rios, Universidad Nacional de Rosário, UFRGS, UFMA, UFSM, UDESC, Associação Pró-Música de Uberlândia, Escola de música de Teresina, Sesc, Instituto Cultural Peruano Norteamericano, Sesi, Centro Cultural Banco do Brasil, Santander Cultural, entre outros.
Em maio de 2003, lançou seu primeiro CD solo intitulado “Sonata”, através do Fumproarte. Este disco recebeu três prêmios “Açorianos” de música nas categorias revelação, melhor instrumentista erudito e melhor disco erudito do ano de 2003, sendo assim um recorde de premiações na área de música erudita. Participou do CD “Guitarristas em Concierto”, uma coletânea de violonistas sul-americanos, lançada na Argentina por ocasião do 2º Festival Internacional de Música Eduardo Fabini, realizado em 2033, em Montevidéu.
Participa também do CD comemorativo do 2º Concurso José Lucena Vaz, certame realizado em Belo Horizonte, em 2003, onde obteve a primeira colocação. Em outubro de 2006, sob os auspícios do Fumproarte, lançou o CD “Reminiscências”. Este disco é totalmente dedicado ao repertório latino-americano. Em 2008, desenvolveu junto à atriz e professora Taís Ferreira o espetáculo “Platero e Eu”, com músicas do compositor ítalo-americano Mário Castelnuovo-Tedesco sobre poemas do espanhol Juan Ramon Jiménez. Este espetáculo fez duas temporadas em Porto Alegre, além de apresentações pelo interior do estado patrocinadas pelo Sesc-RS, recebendo ótimas críticas.
Integrou o “TREZEGRAUS”, grupo de música instrumental brasileira que lançou seu álbum de estréia em outubro de 2009. O grupo, formado por Aninha Freire (contrabaixo), James Liberato (guitarra), Luiz Jakka (percussão) e Thiago Colombo (violão). Em março de 2010 apresentou-se, junto ao NuMC, no Cicle de Musique Contemporaine na Maison do Brésil, em Paris, França.