Nova Direção toma posse na Escola Superior de Educação Física
Foi empossada em ato ocorrido na tarde desta terça-feira (24), no auditório da unidade, a nova direção da Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel. Tomou posse como diretor o professor Eduardo Merino e como vice-diretora a professora Cristine Alberton. Na cerimônia, presidida pelo vice-reitor Luís Amaral, despediu-se da Direção o professor Alexandre Marques.
Em sua manifestação, o novo diretor disse que pretende aliar teoria e vivência das pessoas em sua gestão. “Vamos ouvir a todos”, afirmou. Merino disse que seguirá os princípios da boa administração pública. Ele frisou que a escola é um bem público e, neste sentido, trabalhará para a construção de um futuro melhor.
Entre as propostas listadas pelo novo diretor estão a criação de um curso de pós-graduação, no nível de especialização, para bacharéis; a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU); a atenção especial às questões ambientais na Esef, como destinação de lixo; e a busca de recursos para as construções do ginásio de lutas e da piscina.
Despedida
O professor Alexandre Marques começou seu discurso de despedida lembrando a contribuição de todas as direções passadas na construção do que é hoje a Esef. Destacou também a participação inédita, neste ano, da UFPel nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em andamento nesta semana em Goiânia, e o fato de hoje existirem na Universidade 20 atléticas.
Fazendo uma balanço de sua gestão, recordou os investimentos em infraestrutura, como a reforma do ginásio e as instalações do espaço de convivência e de novos laboratórios, e a realização de atividades acadêmicas destacadas, como as de intercâmbio.
Unidade acolhedora
Representando o reitor Pedro Curi Hallal, que se encontra em viagem ao Canadá, onde acompanhará o recebimento pelo pesquisador da UFPel Cesar Victora do segundo prêmio mais importante no mundo na área da Saúde, o vice-reitor sublinhou a parceria da Esef nos projetos e ações da Gestão Superior da Universidade nas áreas de esportes e de lazer. Luís Amaral ressaltou o valor do capital humano da Escola, por meio de seus alunos, professores e técnicos, os avanços em estrutura registrados na unidade e o modo acolhedor com que a Esef recebe toda a comunidade.