Museu Carlos Ritter mostra interações entre o homem, animais e ambientes

Sociedades, animais e ambientes: Interações no tempo através da arqueologia, é a exposição a ser realizada de 17 a 27 de outubro, no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter da UFPel.

A proposta da exposição é que o público em geral, e em especial o público escolar entre 7 e 16 anos, tenha contato com diferentes tipos de interações acontecidas entre sociedades humanas, populações animais e ambientes pampeanos durante os últimos três mil anos.  O viés escolhido para mostrar estas interações de múltiplos aspectos (alimentar, simbólico, econômico, ritual, social, cultural) foi a arqueologia de diferentes sociedades que ocuparam o ambiente onde se encontra atualmente a cidade de Pelotas e região.

A arqueologia se interessa em recuperar os vestígios deixados pelas sociedades humanas e, a partir destas informações, entender o modo de vida das mesmas e suas relações tanto com os animais quanto com o ambiente que viveram. Assim, a mostra, através de painéis, fotos, vídeos, artefatos arqueológicos e de animais taxidermizados, ajuda na construção de uma visão mais holística da integração das sociedades humanas com outras espécies animais e ambientes, mostrando estes dois últimos não são apenas sujeitos passivos das mudanças causadas por sociedades humanas mas mantém com estas sociedades relações dialéticas de transformação mútua.

Museu Carlos Ritter:

Rua Barão de Santa Tecla, 576.
Centro de Pelotas.
(53) 32220880

https://www.facebook.com/museu.carlosritter?fref=ts .

museucarlosritter@gmail.com .

Horário de visitação: Segunda à sexta, das 9h às 16h .

Publicado em 06/10/2017, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.