Início do conteúdo

Dança recebe espetáculo “Um olhar através de”

O Curso de Dança da UFPel receberá nesse sábado, dia 7 de outubro,  às 20h, na rua Tamandaré, 301, o premiado espetáculo “Um olhar através de” no ano que a  Transforma Cia de Dança celebra 30 anos. O projeto, contemplado pelo FAC de Dança da Secretaria Estadual de Cultura, faz uma turnê por cinco cidades do Rio Grande do Sul, com apresentações gratuitas. A distribuição de senhas acontece 40 minutos antes de cada espetáculo.

SINOPSE

“Um Olhar Através de” questiona o ritmo, conexões e novas configurações das cidades e da sociedade contemporânea. Inspirado na obra do sociólogo Zygmunt Bauman, a Transforma Cia. de Dança usou o conceito de Modernidade Líquida como ponto de partida. O ir e vir das multidões, a selfie que registra ou falseia um instante, os olhares atentos e assustados que escoltam o sentimento de insegurança. As inovações facilitam nossa comunicação ao mesmo tempo que a superficializam. Estamos cada vez mais atarefados, vivendo em um limbo entre o virtual e o real. Entre o checklist de trabalho e da vida afetiva, tudo virou tarefa na vida das cidades que não param. Tudo virou olhares que só veem e não enxergam. o espetáculo leva pra cena estas questões tão comuns na nossa rotina, mas nem sempre percebidas e avaliadas.

TRANSFORMA CIA DE DANÇA

A Transforma Cia. de Dança completa 30 anos se firmando como uma das mais tradicionais companhias de dança de Porto Alegre. Dirigido por Suzana D’Ávila, o grupo explora a linguagem do jazz e dança contemporânea sempre buscando a discussão de temas pertinentes na sociedade. Participou por oito anos consecutivos da mostra competitiva do Festival de Dança de Joinville, o mais representativo do Brasil. Em 2015 recebeu o Prêmio Açorianos de Dança de Melhor Bailarino e as indicações em Destaque Jazz, Melhor Coreografia, e Espetáculo do Ano. Em 2016 a coreógrafa Suzana d’Ávila recebeu o prêmio Destaque Jazz no Prêmio Açorianos de Dança por sua trajetória.

O grupo busca instigar no espectador um novo olhar sobre a agitada rotina das grandes metrópoles. O espetáculo recebeu cinco indicações ao Açorianos de Dança de 2015, vencendo na categoria melhor bailarino.

—————————–

UM OLHAR ATRAVÉS DE

Local: Sala Carmen Biasoli (Rua Almirante Tamandaré, 301, Pelotas).

ENTRADA FRANCA, com distribuição de senhas 1 hora antes do espetáculo, na recepção do Prédio da Dança (Rua Almirante Tamandaré, 275).

OFICINAS: 15h, na sala Carmen Biasoli
ENSAIO ABERTO: 17h
APRESENTAÇÃO: 20h

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: MAIORES DE 12 ANOS.

—————————–

FICHA TÉCNICA

Direção: Suzana d’Ávila
Assistência de direção: Karina d’Ávila
Ensaiadora: Regina Tanski
Elenco: Cintia Bracht, Dante Saldanha, Denise Almeida, Fernando Muniz, Gabriel Fragoso, Juliana Preussler, Kleo Di Santys, Luíse Robaski e Mauricio Miranda.
Concepção coreográfica: Suzana d’Ávila e elenco
Iluminação: Karrath
Produção: Cristiane Marçal
Projeto gráfico: Gabriel Fragoso
Projeto audiovisual: Fernando Muniz
Fotografia: Cíntia Bracht e Claudio Etges
Apoio: Charlie Brownie

Este projeto está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), Lei nº 13.490/10.

Publicado em 04/10/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.