HE divulga programação para o Outubro Rosa

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) é referência regional no tratamento de alta complexidade em Oncologia (oncologia clínica e cirúrgica, onco-hematologia, serviços de quimio e radioterapia, atenção domiciliar e cuidados paliativos) oferecendo à comunidade serviços que visam o atendimento ao paciente de forma integral. Durante o mês de outubro, mês dedicado à conscientização do câncer de mama, serão promovidas diversas atividades com o objetivo de informar a população e incentivar o diagnóstico precoce.

Originário nos Estados Unidos, este mês é mundialmente dedicado a esta temática, chamando a atenção para o grande número de novos casos a cada ano. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. A estimativa de novos casos no ano de 2016 era superior a 57 mil, sendo na região sul o risco estimado de 74,30/100 mil habitantes.

As ações promovidas neste mês, intitulado Outubro Rosa, objetivam o atendimento integral às demandas dos pacientes e suas famílias, bem como a divulgação de informações a respeito do câncer e dos direitos do paciente oncológico, e vão além dos serviços já disponibilizados pelos diversos setores do hospital.

Serão diversas atividades, organizadas em momentos diferentes e para públicos diversos (pacientes, familiares, comunidade em geral e colaboradores do HE), planejadas de modo que haja uma grande mobilização regional acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Estão previstas palestras com Assistentes Sociais, Psicóloga, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiras, Fisioterapeuta e Dentistas, além do Dia da Beleza, tanto no Serviço de Oncologia do HE, localizado na Faculdade de Medicina (FAMED), quanto na sede do Hospital Escola.

E, no dia 6 de outubro será a vez da Campanha de Conscientização, tomar as ruas da cidade, numa ação de prevenção e detecção de câncer de mama, que será realizada no Largo do Mercado Público, das 9h às 17h. Uma ação conjunta entre o Serviço de Oncologia do HE, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Liga Acadêmica de Oncologia. Neste dia, a população será informada sobre os aspectos preventivos ao câncer de mama, tratamento e demais serviços da rede pública e poderão passar por avaliação clínica.

Dia 16 de outubro, no Hospital Escola, será realizada ação voltada à orientação e informação sobre os direitos do paciente oncológico. Para tanto, serão mobilizados profissionais do Serviço Social do Hospital Escola, onde serão distribuídos, aos pacientes internados e seus familiares, material informativo sobre o Outubro Rosa.

E, dia 21 de outubro, um grande Mutirão de atendimento, no Serviço de Oncologia, está sendo organizado, com a meta de suprir a demanda de mulheres aguardando na SMS para primeiro atendimento com oncologista clínico e equipe multiprofissional.

E os colaboradores do HE, poderão participar das palestras planejadas para dia 31 de outubro, às 11h e às 15h, no auditório, além de contar com a equipe de Ginástica Laboral, que neste mês estará orientando sobre os exercícios adequados para prevenção do câncer de mama.

Publicado em 02/10/2017, na categoria Notícias.