Professora do IB é coautora de livro, editado nos EUA, sobre saúde de tartarugas marinhas

A professora Ana Luisa Schifino Valente, pertencente ao Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da UFPel, tem extensa participação no livro “sea turtle – health & rehabilitation”, recentemente publicado pela editora americana J. Ross. A professora, que tem doutorado realizado em Barcelona, trabalhou com tartarugas marinhas do mar mediterrâneo e atlântico norte  e tem experiência em anatomia e diagnostico por imagem nestes animais. No livro, é autora em 9 capítulos, conjuntamente com grandes nomes internacionalmente reconhecidos na área de conservação e reabilitação de tartarugas marinhas.

A publicação é um guia ilustrado, que apresenta amplas informações que orientam o resgate, avaliação, cuidados e reabilitação de tartarugas marinhas doentes e lesionadas em todas as fases da vida. É o primeiro livro abrangente sobre a manutenção em cativeiro, saúde, medicina e cirurgia destes incríveis animais. São fornecidas informações detalhadas sobre os sistemas fisiológicos das tartarugas, causas e fontes de doenças e lesões, procedimentos de diagnóstico e tratamentos médicos e cirúrgicos. É uma referência essencial para veterinários, estudantes, técnicos, reabilitadores e conservacionistas. Principais características: contém mais de 600 ilustrações e fotos coloridas para auxiliar na avaliação diagnóstica e tratamento das doenças de tartarugas marinhas. Apresenta mais de 50 tabelas que assimilam e organizam dados importantes, particularmente nas áreas de patologia clínica e nutrição.

Publicado em 02/10/2017, na categoria Notícias.