UFPel organiza evento sobre aplicação do ultrassom em estudos da fala

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das entidades organizadoras do primeiro evento a ser realizado no Brasil voltado especificamente para a aplicação da ultrassonografia aos estudos da fala – ferramenta em expansão no país desde 2010. O 1º Workshop Ultrassonografia e Estudos da Fala será realizado de 8 a 10 de novembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (USFC).

Conforme a comissão organizadora, a utilização do ultrassom para a análise de dados linguísticos tem evidenciado resultados promissores no que concerne a estudos em aquisição de língua materna (normal e com desvios) e aquisição de línguas estrangeiras – sendo empregado como apoio a tarefas de instrução explícita. Também está envolvido na descrição e análises de dados do português, na descrição e análise de dados variáveis e no desenvolvimento de terapias de fala.

O evento reunirá investigadores que desenvolvem pesquisas sobre a linguagem típica e atípica, que empregam o ultrassom, associado ou não a outras tecnologias, a fim de melhor compreender o funcionamento e o processamento da fala.

O evento é organizado pelo Laboratório Emergência da Linguagem Oral (LELO), da UFPel, e pelo Laboratório de Fonética Aplicada (FONAPLI), da UFSC.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

A programação completa está disponível aqui.

Publicado em 29/09/2017, nas categorias Destaque, Notícias.