Avaliação de desempenho dos STAs finalmente sairá do papel

Os servidores técnico-administrativos da UFPel terão suas progressões na carreira, a partir de janeiro de 2018, concedidas mediante avaliação de desempenho. A medida foi aprovada nesta semana pelo Conselho Universitário (Consun) da Instituição, mas sua implantação já era debatida e estudada há mais de dez anos. A metodologia de avaliação foi definida após exaustivos trabalhos colaborativos entre a representação da categoria (Asufpel), Comissão da Carreira (CIS) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A ferramenta a ser usada será uma avaliação dialogada com a chefia.

Abaixo, texto da Gestão Central da UFPel sobre o tema:

“Avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos da UFPel finalmente sairá do papel

A proposta de avaliação de desempenho dos técnico-administrativos em educação da UFPel, que tem como um de seus eixos a progressão na carreira, tramitava desde 2005 tendo sido, finalmente, aprovada pelo Conselho Universitário em reunião realizada nesta última quinta-feira.

Ao assumir a administração da Universidade, a gestão atual, discordando com a forma de concessão das progressões por mérito, se empenhou em modificar o processo, promovendo uma força-tarefa para agilizá-lo. O trabalho foi liderado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, e incluiu diálogo com o Sindicato da categoria (ASUFPel). A proposta foi amplamente discutida com os servidores TAE´s em assembleias, bem como, foi submetida à apreciação da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS).

A avaliação aprovada consiste num processo pedagógico e colaborativo entre o próprio servidor e sua chefia imediata, realizada mediante critérios objetivos e tem como principais finalidades: auxiliar na elaboração do programa de capacitação e aperfeiçoamento, bem como no dimensionamento das necessidades institucionais de pessoal e de políticas de saúde ocupacional; possibilitar a interação entre avaliadores e avaliados, criando uma cultura para a avaliação e estreitando o relacionamento entre estes; mensurar o desempenho do servidor técnico-administrativo para obtenção de progressão na carreira e fornecer informações para avaliação de servidores em período probatório.

Nesse sentido, é com grande orgulho que informamos que a avaliação de desempenho dos técnico-administrativos finalmente sairá do papel, com previsão de que o processo avaliativo terá seus primeiros andamentos ainda no decorrer deste ano de 2017, passando a repercutir sobre a carreira em janeiro de 2018.

Com efeito, destacamos a importância do envolvimento de todos os servidores TAE´s, uma vez que a avaliação de desempenho busca otimizar os processos e as condições de trabalho na UFPel.

Ressaltamos que a Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas está em fase de finalização do sistema eletrônico no qual serão realizadas as avaliações.

Em breve, serão divulgadas datas de reuniões com o intuito de sensibilizar e esclarecer dúvidas acerca da implantação desse processo avaliativo.

Servidor, sua participação é fundamental para o desenvolvimento da avaliação de desempenho na UFPel.”.

Publicado em 29/09/2017, nas categorias Destaque, Informes Administrativos, Notícias.