Começam as obras, no HE da UFPel, do bunker do acelerador linear

Em reunião na tarde desta terça-feira (26), na Faculdade de Medicina (Famed), a Governança do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) recebeu a Ordem de Serviço que dá início às obras do novo bunker que receberá um acelerador linear para reativar o serviço de radioterapia, parado desde dezembro de 2016. A previsão é de 180 dias de obra, com início imediato, tendo como prazo total de entrega da solução, já com o acelerador instalado, de 270 dias.

Participaram do encontro a equipe técnica do Ministério da Saúde, membros da empresa vencedora do RDC 04/2017, Intus Engenharia & Gestão, chefias, engenheiros, físicos e médicos do HE UFPel, membros da direção da Famed e da reitoria da UFPel, além da equipe técnica de apoio à fiscalização da Varian e da Concremat.

Dentre os principais objetivos do encontro estavam: favorecer o encontro entre todos os envolvidos no projeto, estabelecer os marcos do projeto e a importância do cumprimento dos acordos, estabelecer o fluxo de informação e comunicação entre as instâncias de gestão de obra, apresentação das equipes, entrega da Ordem de Serviço, abertura do diário da obra (RDO) e explanar sobre os procedimentos que venham a interferir no fluxo e circulação de pessoas no local.

De acordo com o Gerente do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, Ronan Cabral Teixeira, não há risco de falta de recursos e interrupção desta obra. “Temos aqui um projeto 100% empenhado, com verba já garantida. A obra será entregue dentro do prazo”, garantiu.

O Plano de Expansão

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 931 de 10 de maio de 2012, instituiu o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, com o objetivo de articular projetos de ampliação e qualificação de hospitais habilitados em oncologia, em consonância com os vazios assistenciais, as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS.

Com a criação do Plano, o governo brasileiro, em outubro de 2013, realizou a maior compra pública mundial de aceleradores lineares, um total de 80 soluções, sendo 39 projetos de ampliação e 41 novos projetos de criação de serviço de Radioterapia. Com o valor final de R$ 119,9 milhões, o que representou para o Ministério uma economia de R$ 176 milhões, a vencedora do pregão foi a empresa norte-americana Varian Medical Systems, fabricante mundial de dispositivos médicos e de software de tratamento de câncer.

Oncologia e Radioterapia

O Centro Regional de Oncologia e Radioterapia (CRO), situado na Faculdade de Medicina, é licenciado junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear e atende pacientes oncológicos da comunidade de Pelotas e região sul do Estado. A equipe de profissionais atua no atendimento, planejamento, programação e tratamento dos pacientes oncológicos encaminhados via SUS.

Publicado em 27/09/2017, nas categorias Destaque, Notícias.