Dia Mundial da Sepse é lembrado no Hospital Escola

Dia 13 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Sepse. Para qualificar ainda mais os profissionais envolvidos nessa assistência do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, ocorrerá uma ação educativa, utilizando materiais informativos como cartazes, camisetas, adesivos e vídeos em parceria com Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS).

Além disso, neste mesmo dia, a Unidade de Terapia Intensiva Adulta do HE participará do estudo multicêntrico internacional “European Prevalence of Infection in Intensive Care – EPIC III” que tem por objetivo avaliar a prevalência de infecção nas UTIs ao redor do mundo, contribuindo assim para o diagnóstico da situação nacional ligada a esta patologia a qualificação assistencial aos pacientes acometidos por esta enfermidade.

A sepse pode ser definida como a resposta orgânica generalizada a uma doença infecciosa, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. Muitos conceitos foram atribuídos à sepse, causando maior dificuldade em sua abordagem de forma rápida e objetiva. A condição manifesta-se em diferentes estágios clínicos de um mesmo processo fisiopatológico, representando um desafio às equipes de saúde no intuito de realizar o pronto reconhecimento de sinais e sintomas e abordagem terapêutica precoce.

A sepse é a principal causa de mortalidade em UTIs não-cardiológicas de todo o mundo. No Brasil, estes dados não são conhecidos em sua totalidade e alguns estudos têm sido conduzidos para que se realize este diagnóstico de forma mais objetiva.

Publicado em 12/09/2017, na categoria Notícias.