Caso para Ensino da FAT relata experiência do Circulu’s

Com origem na Universidade de Harvard, os casos para ensino são ferramentas que visam subsidiar as atividades dos docentes em sala de aula. Os casos procuram relatar experiências práticas contrapondo-as com teorias. Atualmente, alguns cientistas dedicam suas agendas de pesquisas para desenvolver experimentos como estes, incorporando uma nova metodologia que procura distanciar-se do modelo tradicional dos artigos, relatando práticas organizacionais próximas a realidade da comunidade acadêmica, sem perder o lastro teórico-científico.

Na Universidade Federal de Pelotas, um grupo de pesquisadores da Faculdade de Administração e Turismo, coordenados pelo professor Elvis Silveira-Martins seguem esta corrente e na última semana um destes casos foi publicado em uma revista científica da área de administração do Paraná. O que destaca esta publicação é o fato da empresa em destaque ser genuinamente Pelotense – o Circulu’s Lanches.

O caso é inspirado na história de criação do Circulu’s Lanches, passando por todas as fases do empreendimento, além da criação do produto destaque da empresa, que dá nome a pesquisa, o Xis Bebum, explorando assim os diferentes desafios vivenciados pelos proprietários, bem como as tomadas de decisões sobre elas.

A pesquisa que contou com a participação da mestranda do programa de desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais Marina Oliveira Daneluz e do acadêmico do curso de administração e bolsista de Iniciação Científica Felipe Köpp Leite retratou a história do empreendimento de João Medeiros e discutido sob a ótica do comportamento empreendedor.

De acordo com Silveira-Martins, “este tipo de publicação científica irá auxiliar as discussões em sala de aula aproximando a teoria com casos próximos a realidade dos estudantes e docentes, uma vez que os livros e artigos, comumente retratam realidades muito distantes e associadas a empresas multinacionais, que pouco valorizam empresas do nosso município e região, que tem tanto a contribuir como qualquer grande empresa e com histórias impressionantes como a do senhor João. Acredito que este modelo de pesquisa representa o que sempre procurarmos: unir a teoria e a prática”.

Outra característica da prática desenvolvida é o fato de aproximar diferentes cursos em uma única pesquisa. Segundo Leite “a experiência vivenciada no desenvolvido da pesquisa auxiliou o entendimento de diversos conteúdos discutidos em sala de aula, mas agora de forma prática”. Daneluz destaca também que este tipo de atividade faz com que a “teoria seja revisitada oportunizando outros olhares sobre ela, visto que o processo torna-se invertido ao tradicional, parte-se do negócio para a teoria”.

A intenção do grupo de pesquisadores é ampliar o número de casos explorando diversas empresas do município e da região e com isto fomentar um banco de casos para ensino sobre administração que poderão ser acessados pela comunidade acadêmica em geral. O caso sobre o Circulu’s, cujo nome título é “O bebum que não bebe: um caso para ensino sobre orientação empreendedora” poderá ser acessado no site: https://goo.gl/EiKc7s .

Na foto, o proprietário do Circulu’s recebe o trabalho do grupo da UFPel.

Publicado em 01/09/2017, na categoria Notícias.