Professor da UFPel é diplomado para a Academia Brasileira de Ciências

No último dia 4 de agosto, o professor Diego da Silva Alves, do Centro de Ciências Químicas e Farmacêuticas (CCQFA) da UFPel, foi diplomado como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento de diplomação foi realizado em Florianópolis, no Auditório do Polo – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Na data, os novos componentes da Academia foram diplomados e apresentaram suas pesquisas.

Em 2007, a Academia Brasileira de Ciências criou uma nova categoria de membros, para jovens cientistas. Desde então, cada vice-presidência regional da ABC elege, a cada ano, até cinco pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, para que se tornem membros afiliados por cinco anos. “Estes jovens cientistas de todas as regiões do país deram nova vida à Academia. Todos atuam em áreas de fronteira e têm demonstrado, por seus trabalhos, um grande potencial científico”, observou o professor da UFPel.

Foram convidados a compor a mesa da diplomação o vice-presidente da ABC, João Fernando Gomes de Oliveira; o vice-presidente da regional Sul, João Batista Calixto; o reitor da UFSC, Luis Carlos Cancellier e o professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV Cesar Zucco Junior.

O professor Diego diz se sentir recompensado com os resultados que seu grupo de pesquisa vem obtendo. “Sabemos que o caminho de nossas pesquisas é bastante longo, mas temos esperanças que os esforços de nossos trabalhos sejam recompensados através da disponibilização de um produto que possua uma aplicação segura e eficaz”, comenta.

Para ele, é esta possibilidade de assumir novos desafios e buscar diferentes soluções que o estimula na pesquisa. “É muito gratificante saber que na ciência sempre existirá alguém disposto a trabalhar para solucionar problemas e demonstrar como isto é possível. A indagação nunca pode acabar”, reforça o químico.

A eleição como membro afiliado da região Sul para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é para o pesquisador da UFPel uma grande honra, resultado dos estudos que já realizou. Ele vê este período próximo à ABC (mandato de 2017-2021) como uma possibilidade de dar visibilidade ao trabalho realizado pelos pesquisadores de química da UFPel e pretende usar a oportunidade como uma chance de aprendizado e compartilhamento de seu conhecimento. “Acredito que será um misto de aprendizagem e atuação, uma vez que conseguirei trocar experiências e opiniões com Acadêmicos da ABC não somente da química, mas sim das diferentes áreas da ciência”, observa.

Atualmente, Diego é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e está na UFPel desde 2009. Ele possui interesse em reações de cicloadição utilizando catálise metálica ou organocatálise; reações de acoplamento catalisadas por metais de transição (Pd, Cu, Ag, Ni), reações com organocalcogênios (S, Se e Te), reações com reagentes orgânicos de boro, síntese e avaliação biológica de heterociclos funcionalizados com calcogênio. É um dos líderes do Laboratório de Síntese Orgânica Limpa – LASOL e é bolsista de produtividade do CNPq, com mais de 120 artigos publicados em periódicos internacionais com elevado impacto.

Para saber mais sobre o professor Diego Alves, acesse seu CV Lattes aqui http://lattes.cnpq.br/1256729611139254

Para mais informações sobre a diplomação, acesse:

Publicado em 29/08/2017, nas categorias Destaque, Notícias.