Química Forense comemora conquistas e relata perspectivas

O curso de Bacharelado de Química Forense da UFPel obteve conceito 4 na avaliação do MEC, em uma escala de 0 a 5, e conforme o relatório de avaliação todos os requisitos legais foram devidamente atendidos pelo curso. Além disso, foi obtido o reconhecimento do curso pelo Conselho Regional de Química – CRQ, que estabeleceu atribuições de Bacharel em Química Forense para os formandos.

Outro destaque quanto ao envolvimento dos alunos e expansão do curso, de forma interdisciplinar com outros centros e departamentos da Universidade, é o projeto de ensino a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Ciências Forenses – Lacif. A seleção despertou o interesse de alunos de diferentes cursos (Biologia, Biotecnologia, Farmácia, Física, Matemática, Química Licenciatura, Bacharelado e Industrial, Medicina, Odontologia, Psicologia e entre outros).

Os coordenadores do curso, Claudio Pereira e Rogério Freitag, atribuem estas conquistas ao desenvolvimento do curso com qualidade através do empenho coletivo que se reflete nas práticas acadêmicas, construindo alicerces por meio de trabalho e dedicação para a melhor formação dos alunos. ” É de extrema gratificação esta conquista, assim como o retorno para a sociedade de pessoas capacitadas para atuar em diferentes áreas da formação do Químico e, também, específica da área forense, sendo a UFPel, a primeira universidade federal no país a disponibilizar este curso”, destacam.

O Bacharelado em Química Forense foi criado em 2012 através do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni) e já teve a sua primeira turma formada. “Dessa forma, as perspectivas de ascensão do curso são favoráveis de acordo com os resultados obtidos até o momento somando-se com a dedicação e empenho de todos os docentes, discentes, técnicos e colaboradores do curso”, projetam.

Publicado em 25/08/2017, na categoria Notícias.