Início do conteúdo

UFPel realiza primeiros registros de Libras em site mundial de pesquisa

Os primeiros registros da Libras realizados na UFPel, no âmbito do Projeto de Pesquisa Spread the Sign – internacionalização da Libras, já estão disponíveis no site https://www.spreadthesign.com/. Este site congrega registros de diferentes línguas de sinais de todo o mundo, cujas pesquisas se vinculam ao European Sign Language Center. O Spread the Sign é uma ferramenta online de tradução de palavras escritas para várias línguas de sinais.

No Brasil, o projeto é desenvolvido atualmente sob responsabilidade dos pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (Gipes), envolvendo especificamente a UFRGS, a UFPel e a UFF.

Na UFPel, o projeto começou a ser desenvolvido em abril de 2017, envolvendo os professores da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Educação (PPGL e PPGE), servidores técnico-administrativos vinculados à Seção de Tradutores e Intérpretes de Libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, bem como alunos do Curso de Bacharelado em Letras – Tradução Inglês/Português  e do curso de bacharelado em Cinema de Animação. O projeto tem recebido apoio dos servidores do Laboratório Audiovisual do curso de Jornalismo para a realização das filmagens. A pesquisa envolve um processo complexo de tradução que inicia na Língua Inglesa, passa pela Língua Portuguesa e termina na Língua Brasileira de Sinais.

Na imagem, aparece a professora de Libras Aline Kaster fazendo o sinal da Libras correspondente à palavra intervalo (relacionado ao contexto educacional).

Publicado em 10/08/2017, na categoria Notícias.