Semana do Patrimônio da UFPel terá mesa sobre a Cultura Surda e Patrimônio Imaterial

Acontece, de 14 a 20 de agosto, a Semana do Patrimônio da UFPel, em comemoração alusiva ao Dia do Patrimônio. A Pró-reitora de Extensão e Cultura através do Núcleo Patrimônio Cultural e Comunidade promove diversas atividades durante esta semana.

No dia 14 de agosto, às 9h30min, acontece a “Visita guiada para alunos surdos das escolas de ensino fundamental e médio de Pelotas” a visita acontecerá nos prédios que se localizam no Centro Histórico de Pelotas principalmente os pertencentes à UFPel. A atividade contará com monitores treinados com profissionais da área de patrimônio e memória e com tradutores e interpretes de Libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPel. O ponto de encontro será na Praça Coronel Pedro Osório, 8, que é sede do Museu do doce da UFPel.

No dia 16 de agosto, às 19h, na sede do Museu do Doce acontece a “Mesa Cultura Surda e Patrimônio Imaterial”, com os professores Diogo de Souza Madeira, Jean Michel Carret Farias e Fabiano Souto Rosa. Diogo Madeira é professor de Libras do IFSUL e Mestre em Memória e Patrimônio pela UFPel. Jean Michel é bacharel em Administração pela UCPel e em Ciências Sociais pela UFPel, foi presidente da Associação de Surdos de Pelotas. Fabiano Rosa é professor de Libras da UFPel e doutorando em Educação. Os três debatedores são surdos e a atividade terá tradução e interpretação da equipe do  Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPel.

O evento é uma parceria da Rede de Museus da UFPel, da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Comunidade da Pró Reitoria de Extensão e Cultura,do  Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.

Publicado em 09/08/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.