Início do conteúdo

Cotistas étnico-raciais do SISU 2017/2 devem fazer entrevista nesta quinta-feira (10)

Nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, das 8h às 10h, os candidatos às cotas categorias L2, L6, L10 e L14 deverão realizar entrevista junto a Comissão de Controle de Identificação do Componente Étnico-Racial (CCICE). A matrícula ficará condicionada à homologação da declaração de etnia por essa Comissão, instituída por portaria do Reitor.

Até o dia 16 de agosto, o resultado das entrevistas será publicado neste endereço.

Em caso de indeferimento, o candidato poderá ingressar com recurso em até três dias após a publicação do resultado, entregando-o pessoalmente no Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade, localizado à Rua Almirante Barroso, 1.202, sala 114. Poderá ainda enviar o mesmo devidamente assinado, via SEDEX, para o mesmo endereço (Rua Almirante Barroso, 1.202, sala 114 – Centro – Campus II UFPel – CEP: 96010-280 – Pelotas-RS). Neste caso, o recurso será aceito desde que a data de postagem esteja dentro do período de recurso.

A Comissão de Controle de Identificação do Componente Étnico-Racial (CCICE) estabelece os seguintes conceitos de negro e indígena:

* Negro: de acordo com a Orientação Normativa Nº 3, de 1º de agosto de 2016, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, as formas de critério de verificação da veracidade da autodeclaração negro (preto ou pardo) deverão considerar, tão somente, os aspectos fenotípicos do candidato, os quais serão verificados obrigatoriamente com a presença do candidato à entrevista com a Comissão de Controle de Identificação do Componente Étnico-Racial (CCICE).

* Indígena: trata-se da pessoa que possui aspectos fenotípicos indígena, que se autodeclara indígena ou índio, que se representa enquanto tal, que é membro ou oriundo de comunidades indígenas e/ou que descende de povo indígena por relações de parentesco, aspectos que serão verificados obrigatoriamente com a presença do candidato à entrevista com a Comissão de Controle de Identificação do Componente Étnico-Racial (CCICE).

Publicado em 09/08/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.