Programação especial aborda Cinema e Educação

O Grupo de Pesquisa “Escrileituras”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), realiza programação especial sobre cinema e educação em agosto. O evento conta com três dias de atividades, envolvendo lançamento de filme, banca de qualificação de projeto de tese e seminário concentrado. Toda a programação ocorrerá no Cine UFPel, localizado na rua Lobo da Costa, 447, em Pelotas.

Na quarta-feira, dia 23 de agosto, às 19h, haverá uma sessão especial do documentário “Educação” (Cezar Migliorin e Isaac Pipano, 2016). Depois da projeção, vai haver debate sobre o filme com o diretor Cezar Migliorin, com o professor Guilherme da Rosa, do curso de Cinema da UFPel, e com o cineasta Rafael Andreazza, da Moviola Filmes. A entrada é franca e por ordem de chegada.

Na quinta-feira, dia 24 de agosto, às 15h, ocorrerá a banca de qualificação de projeto de doutorado de Cíntia Langie. A pesquisa intitula-se “Vasculhando Tramas entre o Cinema Brasileiro e a Educação: Criação, Política e o Circuito de Cinemas Universitários”.

Na sexta-feira dia 25, das 8h30min às 18h, ocorrerá o Seminário concentrado “Pensar o Cinema: Imagem, Educação e Diferença”, desenvolvido pelos professores Sandra Corazza (UFRGS) e Cezar Migliorin (UFF), que também fazem parte da banca de qualificação de projeto de tese, juntamente com os professores Denise Bussoleti (UFPel) e Avelino Oliveira (UFPel).

A professora Sandra Corazza, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falará sobre “Pensar o cinema: imagem-movimento e imagem-tempo”, no turno da manhã, das 8h30min às 12h30min; à tarde o professor Cezar Migliorin do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (UFF) falará sobre “Cinema, Educação e Diferença”, das 14h às 18h.

A programação do evento foi organizada pela professora do curso de Cinema da UFPel e doutoranda em Educação, Cíntia Langie, em parceria com a professora Carla Rodrigues, que coordena todo o evento e o Grupo de Pesquisa “Escrileituras”, contando com a colaboração dos mestrandos e doutorandos do Grupo.

A entrada é franca para todas as atividades. Para o seminário na sexta-feira, os pós-graduandos devem realizar inscrição na secretaria do PPGE, entre os dias 10 e 17 de agosto. Os demais interessados podem comparecer direto ao local, com entrada por ordem de chegada. A lotação da sala é de 80 lugares. O seminário de sexta-feira contará com atestado de participação.

Sobre os professores convidados:
Sandra Mara Corazza
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora de Produtividade 1 C do CNPq (2002-). Líder dos Grupos de Pesquisa, Diretório do CNPq/Lattes: 1) DIF – Artistagens, Fabulações, Variações (2002 -); 2) Escrileituras da diferença em filosofia-educação (2015 -). Experimentadora de Filosofia-Educação; Escrileituras da Diferença; Currículo e Didática da Tradução. Desde o arquivo da educação, a filosofia da diferença, teorias de tradução literária, o surracionalismo da ruptura e a poética da imaginação, pensa a didática e o currículo, em processos de experimentação de escrileituras (escritas-leituras).

Cezar Migliorin
Professor de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual na UFF. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: “Inventar com a Diferença”. Organizador do livro “Ensaios no Real: o Documentário Brasileiro Hoje” (2010), escreveu “Inevitavelmente Cinema: Educação, Política e Mafuá” (2015), “Cartas Sem Resposta” (2015) e o livro de ficção “A Menina” (2014). Realizou diversos filmes, entre eles o documentário “Educação”, com Isaac Pipano. É presidente da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Publicado em 08/08/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.