Vice-reitor recebe manifestantes das três classes da comunidade acadêmica

Um grupo de manifestantes ligados às três entidades de classe representativas da comunidade acadêmica da UFPel – Sindicato do Servidores (Asufpel), Associação dos Docentes (Adufpel) e Diretório Central de Estudantes (DCE) – foram recebidos na manhã desta quarta-feira (2) no Gabinete do Reitor pelo vice-reitor da Universidade, Luís Amaral. A reunião ocorreu após assembleia conjunta realizada no Campus Anglo para discutir a situação financeira da Universidade.

A principal pauta foi relacionada aos cortes de orçamento e ao uso das verbas que a Universidade ainda tem. O grupo pediu transparência e democracia para as decisões de ondem ocorrerão os cortes de gastos. Um dos pontos levantados pelos estudantes foi em relação à segurança e vigilância, visto que são relatados diversos crimes no entorno das unidades da UFPel.

Amaral afirmou que  até o próximo dia 8 deverá haver um retorno sobre o fechamento do orçamento do Ministério da Educação, com novos repasses para as universidades. Ele explicou que, devido a esse fato, o reitor da Universidade, Pedro Curi Hallal, está em Brasília, para pressionar por recursos para Pelotas. No entanto, o vice-reitor lembrou que a situação política do país e as estratégias econômicas do governo tendem a causar asfixia nas contas públicas.

Como encaminhamento da reunião, as entidades deixaram o convite para que o vice-reitor participasse da edição seguinte da assembleia, realizada no mesmo dia, às 18, no auditório da Faculdade de Direito. Amaral compareceu ao evento e prestou os devidos esclarecimentos sobre as pautas levantadas.

Publicado em 04/08/2017, na categoria Notícias.