Museu Carlos Ritter promove evento “Patrimônio e Meio Ambiente”

Atividades gratuitas serão realizadas em parceria com o DNIT e Leeparq/UFPel.

Por 15 dias, a partir desta segunda-feira (07/08), a arqueologia e a educação se unem em um museu para apresentar a evolução da fauna que existiu e que vive aqui até hoje no sul do Rio Grande do Sul. O objetivo é um só: perpetuar o sentimento de pertencimento a natureza em busca da preservação. O evento “Patrimônio e Meio Ambiente” é uma iniciativa do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter e do Laboratório de Pesquisa de Antropologia e Arqueologia (Leeparq), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Mais de 900 visitantes já confirmaram participação.

Das 9h às 16h, haverá um circuito de atividades envolvendo palestras e exposições. Materiais da zooarqueologia, como fósseis de animais, e réplicas arqueológicas estarão expostos. O Leeparq também irá disponibilizar peças do acervo educativo, permitindo que o público manuseie. Representando o DNIT, a Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) irá expor fragmentos do livro “Nossos Bichos: guia dos animais da região de Pelotas e Rio Grande – RS” e fará uma apresentação com ênfase no Programa de Monitoramento de Fauna, desenvolvido durante a duplicação destas rodovias, utilizando vídeos de armadilhas fotográficas com registros da fauna.

A assistente administrativa do museu, Carolina Silveira Régis, reforça que o local recebe bastante procura por agendamento, mas o que acaba impedindo é a não disponibilidade de transporte. Mais de 23 turmas de escolas da rede pública e privada de ensino confirmaram a participação no evento que acontece até o dia 18 de agosto. As atividades serão gratuitas e abertas ao público em geral. Escolas que ainda tiverem interesse podem agendar a visitação por meio do museu (53) 3222-0880.