UFPel realizará I Congresso Internacional de Pesquisa em Enfermagem e Saúde

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas e seu Programa de Pós-Graduação em Enfermagem realizarão o I Congresso Internacional de Pesquisa em Enfermagem e Saúde, nos dias 21 e 22 de setembro, em Pelotas.

O evento contará com a presença do professor Mario Cardano, da Universidade de Turim, do Departamento de Cultura, Sociologia e Política, e que trabalha com investigação qualitativa no campo da Sociologia da Saúde. Ele lançará seu livro de pesquisa qualitativa, publicado no Brasil pela editora Vozes, durante o evento. O professor Mario Cardano é considerado um metodólogo da pesquisa qualitativa, tem forte base epistêmica e fará a abertura do evento, no dia 21 de setembro, além de ministrar uma Sessão/Oficina sobre observação participante, no dia 22.

O Congresso, com a intenção de privilegiar o aprofundamento dos temas em pesquisa, estará centrado durante todo dia 22/09, manhã (das 8:30h às 12h) e tarde (14h às 17:30h), em sessões do tipo oficinas, trabalhando temas como entrevista, observação participante, etnografia, grupos focais, história oral, narrativas, imagens, análise do discurso e photovoice, avaliação participativa com pesquisadores, que são referência nestes temas e em abordagens qualitativas. Serão duas oficinas, uma em prática baseada em evidência e outra em epidemiologias, voltada para os estudos quantitativos.

A conferência de encerramento, no dia 22, estará a cargo da professora Rosana Onoko, da Unicamp, pesquisadora renomada que falará sobre a construção de um instrumental teórico-metodológico para a Pesquisa Qualitativa na área da Saúde e as contribuições da hermenêutica-dialética, além de ministrar uma das oficinas de pesquisa sobre pesquisa participativa/avaliativa.

Confira a programação a seguir. Mais informações e inscrições no site wp.ufpel.edu.br/cipes .

PROGRAMAÇÃO:

21/09/2017

18:00h – Cadastramento .

19:00h – Mesa de Abertura .

19:30h – Conferência de abertura: O que é a Pesquisa Qualitativa? Desafios e contribuições para o campo das ciências humanas, sociais e da saúde – Mário Cardano (Universidade de Turim – Itália).

21:30h – Lançamento do Livro Pesquisa Qualitativa Mário Cardano (Universidade de Turim – Itália).

Local: Auditório do IFSUL (Campus Pelotas).

22/09/2017

8:30h as 12:00h e das 14:00h as 17:30h Oficinas

Oficina 1 – Práticas baseadas em Evidências – Crhis Netto de Brum  .

Oficina 2 – História Oral – Lorena Gill .

Oficina 3 – Entrevista – Juliana Zillmer .

Oficina 4 – Etnografia – Claudia Turra .

Oficina 5 – Pesquisa qualitativa em ciências sociais – Mario Cardano .

Oficina 6 – Narrativas – Rita Maciazeki .

Oficina 7 – Análise de Imagens – Maria Cecilia Lorea Leite .

Oficina 8 – Análise do discurso – Bárbara Garré e Patrícia Giusti.

Oficina 9 – Photovoice – Daniel Meirinho .

Oficina 10 – Pesquisa Participativa/ Avaliativa – Rosana Onoko.

Oficina 11 – Epidemiologia – Luiz Augusto Facchini.

Local: UFPel, Campus Porto (Anglo).

13:00h as 13:45h – Exposição de banners

Local: UFPel, Campus Porto (Anglo).

19:00h – A construção de um instrumental teórico-metodológico para a Pesquisa Qualitativa na área da Saúde – contribuições da hermenêutica-dialética.

Rosana Onoko (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP).

Local: Auditório do IFSUL (Campus Pelotas).

21: 30h – Encerramento.

Publicado em 01/08/2017, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.