UFPel finaliza relatórios sobre UAB para CAPES

Com mais de 15 dias de antecedência, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) finalizou os relatórios de cumprimento de objeto relativos à prestação de contas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). São 22 processos por ausência de relatórios financeiros e técnicos durante mais de dez anos de atividades. A reitoria está otimista com a entrega dos documentos, que será feita nesta sexta-feira (4), em Brasília. Na tarde desta terça-feira (1), o reitor Pedro Curi Hallal recebeu todo o volume de documentos a serem levados à Capital Federal (foto).

Em junho, a CAPES exigiu da UFPel os relatórios, sob pena submeter a Universidade a uma Tomada de Contas Especial. Isso implicaria na suspensão de todas as atividades financeiras da UFPel com a CAPES, o equivalente a R$ 3,2 milhões em recursos para projetos, programas e bolsas de pós-graduação.

Os relatórios de cumprimento de objeto fazem referência a implementação e oferta de cursos da UAB – Educação no Campo, Pedagogia, Letras – Espanhol, Matemática e curso de especialização em Gestão de Polos -, reforma e manutenção – itens relativos a infraestrutura -, e capacitação continuada de professores e profissionais do sistema UAB. A prestação de contas envolve um total de R$ 12,2 milhões.

Os relatórios incluem itens técnicos da natureza dos cursos, como alunos matriculados, período de vigência, objetivos e metas alcançadas, além da execução físico-financeira.

Para atender à exigência da CAPES no prazo solicitado, foi montada uma força-tarefa para colher as informações. A equipe envolveu servidores das pró-reitorias Administrativa (PRA), de Ensino (PRE), de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), do Núcleo de Convênios e da própria UAB, que contou, ainda, com a colaboração de uma servidora da área de Contabilidade que, mesmo afastada para mestrado, voluntariou-se para colaborar na coleta de dados. Responsáveis pelos cursos na época foram convocados a prestar as informações e esclarecimentos necessários.

Conforme a coordenadora da UAB na UFPel, Cristiane Hoffmann Moreira, o maior desafio na reunião dos dados foi a distância no tempo – o processo mais antigo data de 2006 e o mais recente de 2010.

Os relatórios serão entregues à CAPES nesta sexta-feira (4), depois do que passarão à análise. Na ocasião, a coordenadora irá apresentar, também, o plano de custeio da UAB para os próximos cinco anos. O valor gira em torno de R$ 2 milhões por ano.

UAB na UFPel
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância. O Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

Atualmente, a UAB na UFPel desenvolve os cursos de Filosofia, Letras – Espanhol, Matemática e Pedagogia. São 2,3 mil alunos, distribuídos em 35 polos ativos.

Publicado em 01/08/2017, nas categorias Destaque, Notícias.