HE participa de ação no Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais

Na última sexta-feira (28) foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e uma ação, em alusão à data, foi realizada pelo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Pelotas. Na ocasião, 860 testes rápidos de hepatite C foram realizados. O evento ocorreu no Largo do Mercado Público, das 9h às 17h.

Segundo a assistente social da SMS, Maria Alice Rodrigues, o evento visou incentivar as pessoas a fazerem o teste, que também podem ser realizado nos postos de saúde. “A adesão das pessoas tem aumentado a cada ano”, acrescentou.

A dona de casa Carmem de Souza nunca tinha feito o exame e seu resultado deu negativo. “Vou começar a me cuidar, pois sempre pensamos que nunca vai acontecer nada com a gente”, comentou. Assim como ela, as pessoas que fizeram o exame receberam orientações após a entrega do resultado.

Para a médica gastroenterologista do HE, Maria Augusta Lang de Carli, o objetivo foi chamar a atenção das pessoas para a prevenção e tratamento da doença, destacando a importância do uso de preservativo na relação sexual, utilização de materiais descartáveis em tatuagens, manicure e outros procedimentos que utilizem objetos perfuro-cortantes. Segundo a médica, a doença tem tratamento e a taxa de resposta pode ser de até 90% de cura.

O professor da Faculdade de Medicina da UFPel, Lysandro Nader, em entrevista à imprensa, falou sobre a importância da detecção precoce, visto que a hepatite é uma doença que, quando apresenta sintomas, já está bastante evoluída. Além disso, ele destacou que as pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1993, usuários de drogas injetáveis, que compartilham seringas e indivíduos acima de 45 anos, considerados do grupo de risco, devem fazer o exame.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus. Entre os sintomas estão cansaço, febre, vômitos e dor abdominal. As hepatites virais devem ser notificadas pelos profissionais da saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes para as políticas públicas no setor.

Publicado em 01/08/2017, nas categorias Destaque, Notícias.