Início do conteúdo

Importância do SUS e combate ao Aedes Aegypti são objeto de ações do DMS

O Departamento de Medicina Social (DMS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas está realizando duas novas ações, em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e contra o mosquito Aedes Aegypti.

Primeira Ação:

Mitos do SUS

Passados quase 30 anos da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda há muita desinformação sobre seu escopo de atuação. Entre os principais mitos está a ideia de que muitas pessoas não usam o SUS!

Para desconstruir este mito o DMS-UFPel divulga vídeo abordando as diferentes áreas de atuação do SUS. A conscientização da população sobre a importância do Sistema é fundamental para o enfrentamento dos ataques que ele vem sofrendo.

O vídeo está disponível no canal do DMS-UFPel no youtube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=OdCMvYB99Uo .

Segunda Ação:

Todos contra o Aedes Aegypti

O mosquito Aedes Aegypti continua sendo uma ameaça e os gestores precisam combate-lo constantemente, utilizando alternativas que protejam o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Em função disso o DMS-UFPel está lançando nacionalmente o hotsite Todos contra o Aedes Aegypti. O hotsite reúne normas e protocolos atualizados sobre o assunto. Além disso, o hotsite traz orientações sobre como realizar o combate ao mosquito, analisando criticamente as alternativas, incluindo identificação de possíveis criadouros do mosquito; realização preferencial de controle mecânico do inseto e suas larvas; controle químico em situações muito específicas; supervisão do trabalho das equipes de controle de endemias; e realização da vigilância dos casos suspeitos da doença.

O acesso ao site se dá através do link https://dms.ufpel.edu.br/aedes/ .

Estas são mais duas ações educacionais realizadas pelo Departamento de Medicina Social da UFPel, visando a formação dos profissionais da saúde e a educação da comunidade.

Publicado em 31/07/2017, na categoria Notícias.