Produtores recebem diagnósticos de qualidade do leite

Nesta quarta-feira (26), integrantes do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão para Produção Agroecológica de Leite, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), se reuniram com os produtores de leite participantes do projeto. Durante o encontro foram apresentados e entregues os relatórios com os diagnósticos realizados acerca da qualidade ambiental, qualidade do leite, qualidade da água e dos efluentes, boas práticas de ordenha e diagnósticos da situação vegetacional de cada propriedade participante.

Localizadas no Assentamento Novo Arroio Grande, no município de Arroio Grande, até o momento seis propriedades leiteiras participam do projeto, que objetiva a implantação e o acompanhamento do processo de conversão agroecológica em pequenas propriedades de pecuária leiteira na região Sul do Rio Grande do Sul, avaliando a qualidade do rebanho e do leite, a vegetação, as boas práticas e questões ambientais das propriedades.

Além da explanação acerca dos diagnósticos, as professoras do Instituto de Biologia e integrantes do projeto, Patrícia da Silva Nascente, Anelise Vicentini Kuss e Raquel Lüdtke promoveram uma Roda de Conversa sobre os Princípios Básicos da Agroecologia. As docentes sanaram dúvidas e entregaram o Caderno do Plano de Manejo Orgânico para cada produtor registrar seus avanços durante o processo de conversão agroecológica de suas propriedades.

Os projetos ligados ao Programa contam com a participação de alunos de graduação (Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia) e de pós-graduação (Parasitologia e Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais).

Publicado em 27/07/2017, nas categorias Destaque, Notícias.