Mais de 500 são vacinados, na UFPel, contra a Gripe

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) da Progep realizou em julho a campanha de vacinação contra a gripe na Universidade Federal de Pelotas, em parceria com a Prefeitura de Pelotas, que forneceu as doses da vacina e os insumos necessários para a administração do imunizante. Na campanha, 511 pessoas foram vacinadas, entre servidores técnico-administrativos e docentes, estudantes e terceirizados.

Esta vacina (influenza trivalente) é fabricada seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e sua composição é específica para utilização no Hemisfério sul este ano. A vacina oferecida induz a formação de anticorpos para três variantes do vírus influenza, protege das doenças e suas complicações. A proteção se dá a partir de duas a três semanas após a vacinação e dura em torno de um ano. As doses administradas foram do lote P3B47, frascos com 10 doses de 0,25ml cada e, com prazo de validade até 31 de janeiro de 2018.

A influenza (gripe) é uma doença infecciosa aguda, potencialmente grave, que se tem início abrupto, apresentando febre alta, tosse, dor muscular generalizada e cefaléia (dor de cabeça), podendo ainda apresentar coriza e dor de garganta. Nos casos mais graves pode evoluir para complicações respiratórias como pneumonias (por vírus ou bactéria), otites, e até o óbito.

É recomendada para idosos acima de 60 anos, crianças a partir de seis meses de vida, e pessoas dos grupos de risco determinadas pelo Ministério da Saúde (MS), como portadores de doenças crônicas, transplantados, cardiopatas e outros. Também é recomendada a todos os profissionais da saúde e para professores das rede pública e privada.

Foram selecionados quatro locais de vacinação para facilitar o acesso dos usuários: ASUFPEL-Sindicato (1 dia de vacinação), FAEM-Salão Nobre-Campus Capão Do Leão (1 dia de vacinação), PROGEP sala 211 – Campus Anglo (três dias de vacinação) e ICH Sala 246 –Campus das Ciências Sociais (2 dias de vacinação).

A divulgação foi feita através da página da UFPel, cartazes distribuídos nas unidades e memorandos enviados para os coordenadores das diversas unidades da Universidade.

Nos gráficos e tabelas colocados no arquivo DADOS vacina graficos  estão os resultados da campanha, distribuídos conforme a categoria funcional, locais de vacinação e faixa etária das pessoas imunizadas.

A CSQV está convidando servidores e alunos da Universidade a ficarem atentos às datas e locais que serão divulgadas pelos canais de comunicação da UFPel  em agosto, quando será realizada nova campanha de vacinação, desta vez contra a Hepatite B e Tétano, que são doenças preveníveis por imunização e constam no calendário de vacinas do Ministério da Saúde de forma gratuita. É interessante que as pessoas apresentem sua carteira de vacinação (quem possuir) para atualização e aprazamento das doses seguintes.

A Coordenação, através da sua equipe, está agradecendo a todos os membros da comunidade universitária que compareceram, ao apoio da Secretaria de Saúde e a todas as pessoas que colaboraram com a campanha efetuada. “Acreditamos que a conscientização das pessoas sobre a prevenção das doenças e agravos à saúde é importante na saúde dos indivíduos, das nossas famílias e da comunidade em geral”, observam os técnicos da CSQV.

Publicado em 27/07/2017, nas categorias Destaque, Notícias.