Início do conteúdo

Hoje (27) é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Neste dia 27 de julho comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, considerado como marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. O Brasil é pioneiro na regulamentação da formação técnica em segurança e medicina do trabalho, através da publicação de duas portarias e da atualização do artigo 164 da CLT.

A Portaria 3.236 institui o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e a 3.237 tornou obrigatória a existência de serviços de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho em todas as empresas, em 1972. Na época, foi preciso tomar medidas sérias devido ao alarmante número de acidentes de trabalho, muitos deles com óbitos.

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) da Progep (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) preocupa-se com o bem estar dos servidores e entende que a prevenção e a consciência de responsabilidades são as melhores formas de manter um ambiente de trabalho seguro e sadio. “A adequação do ambiente de trabalho e as relações interpessoais saudáveis, além de melhorar a qualidade de vida, reduzem o risco de acidentes”, afirmam os técnicos da CSQV.

Publicado em 27/07/2017, nas categorias Informes Administrativos, Notícias.