História da FAEM é catalogada em inventário

Armários, gavetas e laboratórios estão sendo vasculhados e têm revelado verdadeiras relíquias que contam a história da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel). Às vésperas de completar a marca de 135 anos de fundação, a Faculdade está passando por um inventário de sua documentação histórica, uma realização da Coordenação de Patrimônio Cultural e Comunidade e da Rede de Museus da UFPel. A iniciativa faz parte da programação dos 135 anos da FAEM, que serão comemorados em 2018.

Dentre os achados, estão desde fotografias de rotinas acadêmicas até miniaturas didáticas utilizadas em sala de aula. Bolsistas do curso de Museologia, sob a coordenação da professora Nóris Leal, são os responsáveis por separar, catalogar e fazer a higienização do material. Nessa primeira etapa, as peças são avaliadas conforme sua localização de origem, medidas, descrição e estado de conservação.

Entre os destaques estão as primeiras atas de formatura da FAEM – onde estão relatados colações de grau, habilitações de engenheiros agrônomos e premiações, que os estudantes poderiam obter conforme suas notas. A primeira delas data do ano de 1909. A expectativa é que esse material auxilie na identificação das fotografias dos quatro quadros de formatura do século 19 que estão sendo restaurados – alguns dos nomes já foram apagados pelo tempo e as atas poderão ajudar a recuperar essa história.

Já as fotografias encontradas mostram momentos como aulas práticas em campo, formaturas, comemorações, o plantio da árvore – ritual de formatura -, atividades no prédio do Lyceu – onde ficava a FAEM antes de ir para o Campus Capão do Leão – e a própria mudança das instalações. As miniaturas didáticas de animais, datadas do ano de 1896 e trazidas de Berlim, retratam as características de diferentes raças de bovinos, equinos, suínos e ovinos. Miniaturas de equipamentos de campo também eram utilizadas e estão entrando no inventário.

Conforme a professora, até então a unidade acadêmica mais antiga estava com a história guardada. “Queremos que o material seja mapeado e fique em melhor condição”, disse, salientando o apoio da direção da FAEM na disponibilização e reunião do acervo. Para a estudante Aline Mota, 21, do quarto semestre de Museologia, o trabalho contribui para que mais pessoas possam conhecer a trajetória da Faculdade que foi uma das origens da UFPel.

Para o público
Uma primeira exposição do material inventariado está programada para dezembro deste ano, quando a FAEM completa os 134 anos de fundação. Na ocasião, deverá ser lançada a programação oficial dos festejos dos 135 anos.

A intenção é que, futuramente, seja criado um local específico para exposição permanente do acervo.

Fundada em 1883, a FAEM é a instituição de ensino agronômico mais antiga do Brasil. Nasceu através de um decreto do Imperador, como Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática.

Publicado em 26/07/2017, nas categorias Destaque, Notícias.