UFPel integra a nova diretoria da Associação dos Conservadores e Restauradores do RS

No sábado (15), nas dependências do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) em Porto Alegre, professores do Departamento de Museologia e Conservação e Restauro (DMCOR) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) assumiram a direção da Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul (ACOR-RS) para biênio 2017-2019.

A diretoria é composta pelas professoras Mariana Gaelzer Wertheimer e Andréa Lacerda Bachettini, que foram eleitas presidente e vice-presidente. A restauradora da UFPel Keli Cristina Scolari assumiu como tesoureira e a conservadora-restauradora autônoma Caroline Peixoto Pires, egressa do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel, ficou responsável pela secretaria.

Ainda fazem parte como membros do Conselho Consultivo: a conservadora-restauradora do Museu da Baronesa Fabiane Rodrigues Moraes, a professora da UFPel Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, a conservadora-restauradora autônoma Mara Denise Nizolli Rodrigues – egressa da UFPel, a diretora do Museu da Cidade de Rio Grande, a conservadora Marisa Gonçalves Beal e doutoranda do PPGMP/ICH/UFPel conservadora-restauradora Micheli Martins Afonso – egressa da UFPel.

O Conselho Fiscal ficou a cargo da técnica em restauração da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Ângela Marina Macalossi, e os conservadores-restauradores autônomos Isabel Halfen da Costa Torino e Ricardo Jaekel dos Santos, egressos do Bacharelado em Conservação e Restauração da UFPel. A Coordenação Técnica ficou sob responsabilidade da restauradora do MARGS Naida Maria Vieira Corrêa.

A ACOR-RS foi fundada em 8 de julho de 2003 e é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede provisória no Torreão I do MARGS na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. A Associação foi criada para dignificar a prática da conservação e restauração e proteger os profissionais Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul tendo como objetivos:
• Criar, incentivar e promover meios adequados ao desenvolvimento das técnicas de conservação e restauro dos bens culturais, através do entrosamento com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais e seus associados.
• Promover a valorização, o aperfeiçoamento e a difusão dos trabalhos de conservação e restauração, organizando convenções, congressos, ciclos de estudos, conferências, cursos, seminários e outras reuniões dos profissionais da classe.
• Incentivar o processo para o reconhecimento da profissão de conservador/restaurador, bem como sua regulamentação.
• Colaborar com entidades culturais, públicas ou privadas, com colecionadores e outros interessados, em planejamento, orientação, consultoria e assistência técnica relativa aos trabalhos de conservação e restauração.
• Amparar e defender os interesses gerais da classe, bem como representá-la perante os Poderes Públicos Federais, Estaduais e Municipais, associações, entidades e órgãos privados no que possa fomentar a coesão, o fortalecimento e a expansão da classe.
• Incentivar o aprimoramento técnico dos associados orientando-os e encaminhando-os para cursos de especialização, estágios e bolsas de estudos.
• Manifestar-se em casos de provimento, admissão, contratação ou eventual exercício da profissão de conservador/restaurador, em entidades públicas e privadas, para que sejam respeitados os direitos dos profissionais da categoria que decorram da lei.
• Questionar, utilizando os instrumentos legais vigentes, situações e procedimentos administrativos inadequados para conservação-restauração.
• Manter o intercâmbio com organizações nacionais e internacionais, para alcance dos objetivos da Associação, resguardados sempre os interesses nacionais.

A diretoria eleita terá grandes desafios, em especial considerando a conjuntura nacional. A gestão eleita pretende manter parcerias firmadas pelas gestões anteriores e ainda realizar novas. A ACOR-RS deverá, junto com as demais associações, retomar as discussões referentes à regulamentação da profissão.

Dentro dos objetivos da diretoria eleita está o aumento do número de associados, divulgação da ACOR-RS através das novas mídias que buscam aproximar-se mais dos profissionais ligados à área da preservação do patrimônio e da sociedade em geral. Além de promover encontros e debates que possam enriquecer a atuação dos associados.

O grupo pretende que a ACOR-RS continue sendo um espaço de discussão alicerçado na ética e na construção de propostas para dignificar a prática da conservação e restauração e proteger, como órgão da categoria, os profissionais Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul como está previsto no estatuto.

Contatos com a ACOR-RS podem ser feitos a partir do endereço eletrônico acorrs.rs@gmail.com ou arqmgw@gmail.com.

Publicado em 19/07/2017, nas categorias Destaque, Notícias.