Início do conteúdo

Sábados de julho terão discussões sobre corpo, política e ideologias

Os sábados do mês de julho, a partir deste (8), até o dia 29, contarão com conversas na Biblioteca Negra do Clube Cultural Fica Ahí. As atividades se darão sempre às 15h. Com a temática “Cuerpo, Política e Ideologías”, esta é a 14ª edição do ciclo de eventos. A promoção é conjunta entre o clube e a Comissão de Combate ao Racismo e a Discriminação do Centro de Letras e Comunicação.

A ideia, segundo o professor do curso de Letras – Espanhol, Uruguay Cortazzo, que também é integrante da comissão, é discutir o corpo e seus usos ideológicos e políticos. Participarão os professores Helano Jader Ribeiro, da UFPel, que falará sobre o corpo no período nazista; Alcione Correa Alves, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pesquisador sobre o corporeidade  negra na literatura; e Eliane Pardo, também da UFPel, que vai refletir sobre as transformações corporais que estão acontecendo e seus desafios para a educação.

As conversas se iniciam com o filme “A Raça” do diretor Stephen Hopkins, sobre a vida do atleta negro Jesse Owens vencedor das olimpíadas alemãs de 1936 em pleno período nazista, cujo corpo era duplamente cercado pela opressão, tanto no seu pais natal como na Europa racista.

Haverá certificado de participação, que contará com carga horária de 20h. O Clube Cultural Fica Ahí fica localizado na rua Marechal Deodoro, 368.

A programação pode ser conhecida a seguir:

– 8 de julho: Cine-Fórum: “A raça”, de Stephen Hopkins sobre a vida do atleta negro Jessie Owen.

– 15 de julho: O nome do corpo no corpo do texto – prof. Alcione Correa (UFPI)

– 22 de julho: Queimar o arquivo: um mal de arquivo – prof. Helano Jader (UFPel)

– 29 de julho: Os futuros do corpo e a educação – prof. Eliane Pardo (UFPel)