3º Festival Internacional de Folclore confirmado para outubro

A comissão organizadora confirmou a realização da 3ª edição do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas, o FIFAP, para o ano de 2017, o que ocorrerá no mês de outubro.

O FIFAP é um encontro cultural de folclore, não competitivo, que conta com a participação de artistas populares locais e convidados de companhias de danças folclóricas de diversos países da América Latina. Trata-se de uma ação de impacto cultural, social, turístico e educativo extremamente relevante, chegando a um grande número de pessoas de forma direta, com os espetáculos, desfile de rua, encontro de artesãos, oficinas em instituições públicas de ensino, entre outros e indireta, através de diferentes estratégias de preparação, promoção e difusão que compõem uma agenda totalmente gratuita.

Após uma série de tratativas, foi definido pelos organizadores que o evento será realizado, mais uma vez, em parceria com a Asociación Civil América Unida, do Uruguay, sob a direção geral do Prof. Gustavo Verno, que organiza o Encuentro Internacional de Folklore y Arte Popular América Unida há mais de uma década. A parceria repete o formato das duas primeiras edições do FIFAP, realizadas em 2013 e 2015, devendo receber neste ano aproximadamente 60 artistas.

O evento, que acontece bianualmente em Pelotas, porém, será caracterizado por uma programação diferente e ampliada, uma vez que nas edições anteriores os artistas populares internacionais permaneceram na cidade, no máximo, 2 dias, e na edição deste ano estarão desenvolvendo atividades durante praticamente uma semana. Além de Pelotas, o América Unida também será realizado este ano no Uruguay, em diversas cidades.

A confirmação das delegações participantes e a consequente divulgação inicial da programação dependem da resposta dos países, todavia, o que já se sabe é que Pelotas e região poderão usufruir de um número maior de atividades, estabelecendo um intercâmbio cultural com diversos países, neste, que é um evento que já vem se consolidando no calendário cultural da cidade e na programação dos festivais internacionais de folclore do Estado.

O Festival é promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas (IFSul), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria de Cultura, tendo como grupo folclórico anfitrião a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras.

A data final, a programação geral do FIFAP e demais detalhes do evento deste ano serão divulgados em breve. Os interessados em obter mais informações ou contatar a Comissão Organizadora podem fazê-lo através do e-mail: fifap.pelotas@gmail.com .

Publicado em 06/07/2017, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.