Aluna da Medicina fica em primeiro lugar em congresso internacional

A estudante do sexto semestre do curso de Medicina da UFPel Martina Flach Dietrich foi laureada com a primeira colocação de uma das categorias de trabalho do 24º Congresso Estudantil Internacional de Ciências (Bio)Médicas (International Student Congress of (bio)Medical Sciences – ISCOMS), ocorrido na cidade de Groningen (Holanda), no início do mês de junho. Realizado anualmente no hospital universitário do local, o evento é uma referência na área e conta com patrocínio de revistas renomadas, tais como a Nature e o The New England Journal of Medicine.

A pesquisa apresentada no congresso, intitulada “Breastfeeding in a Primary Health Care Unit: a descriptive evaluation of coverture” (“Aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde: uma avaliação descritiva da cobertura”, em livre tradução), foi fruto, inicialmente, de um trabalho proposto pela disciplina de Medicina de Família e Comunidade. Os co-autores do trabalho são Erick Dupont, Leonardo Ribeiro e Rafael Frizzo, sob a orientação da professora Angela Moreira Vitória, do Departamento de Medicina Social. O trabalho foi premiado a primeira colocação na “Apresentação de Poster em Saúde Pública”. Além do destaque, Martina foi convidada a tornar-se a embaixadora do evento no Brasil.

Esta edição do congresso contou com a participação de 600 estudantes dos cinco continentes, dentre os quais 350 expuseram suas pesquisas em pôsteres, apresentações orais e plenários. Além disso, havia a possibilidade de estender a estadia por mais duas semanas, a fim de participar, como estagiário, das pesquisas em andamento na universidade anfitriã.

Publicado em 27/06/2017, na categoria Notícias.