Pró-Reitores de Extensão do Sul do RS reúnem-se na Unipampa

A proposta de um trabalho em parceria entre as Pró-reitorias de Extensão das universidades próximas do sul do Rio Grande do Sul, iniciada no encontro do dia 31 de março na UFPel, teve continuidade nesta semana, na Reitoria da Unipampa, em Bagé. Pela UFPel, estiveram presentes a pró-reitora Francisca Michelon, a coordenadora de Patrimônio e Comunidade, Nóris Leal, e a técnica-administrativa Ana Carolina Nogueira. Pela Furg,  esteve presente o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Porciúncula Prado. As representações foram recebidas pela pró-reitora de Extensão e Cultura da Unipampa , Nádia Fátima dos Santos Bucco e equipe. Acompanhou o encontro o professor e violonista José Daniel, que também realizou apresentação musical.

Abriu o encontro o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, que falou sobre o papel da universidade pública no contexto da crise econômica, social e política que vive o país e o sentido da extensão como forma de resistência ao desmantelamento que essas instituições estão enfrentando. Destacou, ainda, que a aproximação das universidades, que no evento se propicia pela extensão, é desejável e manifesta um desejo de somar esforços para cumprir o seu papel.

A Unipampa elaborou a reunião sobre pauta que incluiu discutir propostas de ações culturais conjuntas e encontro sobre curricularização da extensão. Oportunizou ao grupo conhecer a experiência de implantação do Centro do Idoso em Bagé, por meio do relato de Silvana Kinezel Caetano e Geslaine Pinto Dutra, e a visita à Universidade Senior e referido Centro, mantido pela Prefeitura de Bagé. Oportunizou, também, a visita a uma das vinícolas da cidade que integra o projeto em desenvolvimento da Unipampa com o Sebrae, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Conforme a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, o encontro resultou na consolidação da proposta de parceria entre as instituições para o desenvolvimento de ações conjuntas que fortaleçam a presença das Universidades nos seus locais de atuação e que estreitem laços de cooperação e colaboração.

A próxima reunião ocorrerá na Furg, dando continuidade a agenda proposta em março.

Publicado em 22/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.