Rede do Hospital Escola está com muito mais conteúdo e custo menor

Historicamente, o sistema de rede do Hospital Escola (HE) esteve conectado à Internet através de provedores comerciais. Em valores atuais, a um custo de aproximadamente R$ 7 mil por mês. Porém, essa realidade finalmente foi modificada. O HE, desde o dia 16 de junho deste ano, está conectado com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Isso significa que, em poucos dias, além do aspecto educacional – a rede passa a disponibilizar acesso a uma vasta gama de artigos científicos -, haverá também uma economia de aproximadamente R$ 1,5 mil ao mês.

“Periódicos Capes já funciona. E não foram só os médicos e residentes que saíram ganhando com isso: nós agora temos acesso a artigos do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE)”, comentou o analista de redes Antônio Medeiros.

O gerente administrativo do Hospital, Mateus Santin, diz que aproximar o HE com a Universidade amplia as possibilidades econômicas, uma vez que não se vai continuar pagando por serviços de forma duplicada na UFPel e no HE. “Poderemos canalizar os recursos para a assistência”, destacou.

Esse tipo de ação só é possível pois existe um comprometimento entre as três instituições que hoje dão suporte ao Hospital: UFPel, a Fundação de Apoio Universitário (FAU) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Além da melhora imediata nas contas e no ensino, essa ação permite que os contratos saiam da FAU e passem para a UFPel, condição para que futuramente possam ser transmitidos para a filial EBSERH, visando a gestão plena da unidade.

Publicado em 21/06/2017, na categoria Notícias.